Comerciantes comemoram sucesso da festa promovida pela Prefeitura de Gravatá no período junino que trouxe turistas e gravataenses para consumirem nos estabelecimentos locais
O São João de Gravatá 2022 – O Arraiá da Felicidade foi um sucesso. O número de visitantes no município girou em torno de 300 mil pessoas, o que proporcionou à rede hoteleira do município, que conta com cerca de 3,5 mil leitos, trabalhar com ocupação de 98% no período, além das casas de veraneio, que somam cerca de 22 mil residências, com ocupação em alta.
Tudo isso fez com que o movimento no comércio fosse bastante aquecido. Foi notório a circulação intensa de pessoas pelas ruas e estabelecimentos da cidade e isso é refletido no volume de vendas que, segundo relatos de comerciantes e comerciários, girou em torno de 200% a 500% de aumento em relação a períodos normais de venda.
A vendedora Thaís Nascimento trabalha na loja Ellegance. Com um faturamento aumentado em 200% ela comemora. “Através do São João teve um grande aumento de vendas, não só aqui na nossa loja, como em Gravatá inteiro, aumentou o fluxo de turistas e dos nossos gravataenses nas lojas. A gente teve, em média, uma porcentagem de 200% no aumento das vendas de roupas, calçados, no geral.”
Outra empresa que operou em alta de vendas no período foi a Arte Café Confeitaria. Segundo a sócia Milene Santos, foi o período que a empresa mais vendeu em 16 anos de funcionamento. “Com certeza foi de grande impacto para a nossa economia, falando como um todo, a retomada das festas no período junino. Pelos números, dos períodos de São João, foi o que a gente mais vendeu. Em 16 anos de funcionamento nesse prédio, durante esse São João de 2022, realizado pela Prefeitura, foi o que a gente mais vendeu. Teve uma movimentação muito maior, eram filas de espera durante esse período de festa, mesmo com horário de atendimento estendido, mas ainda assim a gente não deu vencimento à demanda.”
Lidiane Creusa, proprietária da lanchonete Hamburgão, na praça de alimentação, comemora o aumento de 500% de aumento nas vendas nos cinco dias de festa do Arraiá da Felicidade. “Devido o aumento de pessoas que estavam na cidade, a gente teve um aumento de 500% nas vendas, porque a cidade tava cheia por conta dos eventos que teve, que ajudou muito a gente. A gente pegava aqui de 3 horas da tarde e ia até 7 horas da manhã do outro dia, quando normalmente a gente funciona até meia-noite.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza e Filipe Vasconcelos (SECOM)