Profissionais que expõem seus trabalhos na Estação do Artesão também foram ouvidos pela gestão
A Prefeitura Municipal de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, dentro das ações do Projeto Estação Gravatá – Complexo Turístico, Cultural e Ferroviário, realizou na segunda (22), no prédio da antiga Estação Ferroviária de Gravatá, a apresentação do projeto para os integrantes da Associação dos Artesãos, que tem sede no local.
O Projeto foi apresentado pelo vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, e pelo diretor de Turismo, Patrick Serapião. Na apresentação foram pontuadas a importância da preservação da memória e do patrimônio ferroviário em Gravatá, além da intensão de transformar todo o complexo da antiga Estação Ferroviária (prédio, anexos, vagões e pátio) em um local de maior visitação turística e da população da cidade.
Sempre foi uma vontade da atual gestão resgatar e entregar aos gravataenses uma parte da memória da cidade, no caso dentro do viés ferroviário, que estava esquecida e que, passo a passo, enriquecerá o nosso Patrimônio Cultural Material.
Na ocasião foi divulgado que a Associação dos Artesãos de Gravatá “Estação do Artesão” fará parte do complexo e exercerá as mesmas atividades já realizadas. Os participantes também foram ouvidos e diversas dúvidas foram esclarecidas e projeto foi bem aceito e aprovado pelos artesãos da associação.
O projeto Estação do Artesão visa a requalificação da Estação Ferroviária de Gravatá, que teve as suas atividades originais entre 1894 e 2000, e dos três vagões pidner, o que irá transformar o local em um complexo de visitação turística e de resgate cultural da identidade ferroviária de Gravatá e de Pernambuco.
Texto e fotos: SECTURCEL