Combate às Fake News: Nova reunião sobre onda de terrorismo na educação leva informação para pais e responsáveis de alunos de Gravatá

Tags: , , , , , , , , , ,
Publicado em 17 de abril de 2023, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Encontro serviu para alertar sobre importância do diálogo dentro de casa com as crianças e adolescentes, além das consequências sobre disseminação de fake news  

 

  

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, tem tido a preocupação com a segurança e a saúde mental e emocional do ambiente escolar.

 

 

 

Como forma de garantir esses pilares básicos de um ambiente saudável da educação, a gestão municipal realizou, na noite da segunda (17), mais uma reunião referente a onda de terrorismo que a educação do estado está passando. 

 

 

Dessa vez, a conversa foi com pais e responsáveis de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, com diretores, e representações do Conselho Tutelar, da Guarda Civil Militar e da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar de Pernambuco – 5ª CIPM, na quadra do Colégio Salesianas. A reunião aconteceu presencialmente e foi transmitida através de live pelo perfil do Instagram da prefeitura, por meio da Secretaria de Comunicação Social e Imprensa, para quem não pôde comparecer. 

 

 

 

Adilson Santos, conselheiro tutelar de Gravatá, considerou a reunião importante e disse: “graças a Deus que isso está acontecendo em Gravatá. Como conselheiros, não estávamos desesperados, mas apreensivos com toda essa situação. Ainda bem que a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Ministério Público de Pernambuco e o juiz fizeram um serviço excelente quando o primeiro caso aconteceu em Gravatá. Isso fez com que os adolescentes vissem que eles são responsáveis por seus atos. A partir do momento em que qualquer adolescente, a partir dos 12 anos, cometer qualquer tipo de ato infracional ele irá responder e pode ir à FUNASE, como os outros que estão lá. A iniciativa do município é muito importante, juntar toda a rede e que continue, não seja só agora, pois outros casos virão e que a rede, junto com a justiça, esteja entrelaçada para que possamos combater esse mal que são as fake news. Existe o fato, mas muitas dessas coisas são mentiras criadas por pessoas que querem aterrorizar o Brasil”.   

 

 

A subtenente da PMPE Jeanne Maria, que estava representando o comandante da 5ª CIPM, tenente coronel Moisés, também achou a iniciativa oportuna. “A gestão está de parabéns em unir a Polícia Militar, juntamente com a Guarda Municipal , Conselho Tutelar, essa reunião com os pais foi muito importante e desde já quero dizer que a 5ª CIPM, sob o comando do tenente coronel Moisés está fazendo um trabalho efetivo dentro das escolas, que os pais não precisam se preocupar, logicamente é o nosso maior tesouro que está ali, mas a PMPE e a GCM estão tomando toda precaução para que seus filhos estejam dentro das escolas de forma segura. Como o conselheiro tutelar falou, já foram tomadas algumas medidas drásticas do primeiro caso, mas estamos com a Patrulha nas escolas, estamos com a Guarda Municipal dentro das escolas municipais e estamos com palestras dentro das escolas, fazendo um trabalho de diálogo com os alunos e com os pais. Portanto, a gestão municipal está de parabéns”. 

 

A secretária de Educação de Gravatá, Ninha Professora, garantiu que os pais e responsáveis podem ficar tranquilos, pois as autoridades competentes já estão trabalhando pela segurança de todos. “Fizemos um grupo de trabalho e uma das decisões foi tomada na última sexta-feira, junto aos diretores e aos órgãos competentes de segurança, que foi fazer essa reunião convidando todos os pais das escolas públicas e privadas e passar a segurança e o que a gente está trabalhando. Mostrar que a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, estão fazendo um trabalho intensivo nas escolas, conversando com os alunos, profissionais e passando segurança para essas pessoas para que a gente continue a nossa vida normal nas escolas e como vinha acontecendo. A PMPE já está tomando providência com essas crianças e adolescentes que estão divulgando esse terrorismo e todos eles estão sendo punidos. Para que fique bem claro que caso façam algo desse tipo, eles serão punidos também, os pais poderão ser punidos, então a nossa preocupação  e da gestão de ter reunido com todos os pais é porque a gente acredita que pode voltar como era antes, sem esse medo e que os órgãos competentes de segurança estão passando isso para a gente”.  

 

 

O Governo de Pernambuco disponibilizou o número 197 para emergências escolares e o da Polícia Militar, o 190. Em Gravatá, a Guarda Civil Municipal disponibilizou o número de Whatsapp 0800-000-1379.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS