Prefeitura de Gravatá compartilha corrente de amor e ressalta a importância da adoção como um ato de amor incondicional
O dia 25 de Maio é comemorado o Dia Nacional da Adoção, de acordo com os termos da Lei 1.447/2002. A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, através do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescentes de Gravatá – COMDICA, compartilha essa corrente de amor e ressalta a importância da adoção como um ato de amor incondicional.
A prática da adoção, de uma criança ou de um adolescente, configura um ato de amor, um gesto de proteção e que figura um elo que supera qualquer laço sanguíneo.
Pessoas interessadas em adotar, independente do estado civil, devem ser maiores de 18 anos, e também requerer a inscrição no Sistema Nacional de Adoção (SNA), por meio de Processo de Habilitação à Adoção, que é regulado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, através do site https://www.cnj.jus.br/sna/indexPrecadastro.jsp e anotar o código fornecido pelo sistema.
Após esse procedimento, devem procurar a Vara da Infância e Juventude ou Juízo Cível competente para adoção no município no qual reside, onde serão cumpridas todas as etapas da habilitação dos candidatos a pais e mães. A partir daí outros procedimentos serão apontados.
Em termos de números, o Conselho Nacional de Justiça divulgou em março de 2022, mais de 3.750 crianças e adolescentes disponíveis para adoção e mais de 33 mil pretendentes.
Compartilhem essa corrente de amor.
Reportagem: Mathilde Souza