Esses conhecimentos e encontros são de fundamental importância para habilitar os mestres de várias atividades culturais e diversos setores para que possam ser orientados e habilitados
Nesta segunda-feira (29), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, promoveu o 1º Encontro de Mestres e Mestras do Patrimônio Imaterial de Gravatá, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A gestão municipal valoriza e fomenta todos os setores da arte e da cultura gravataense, e está sendo elogiada por valorizar todos os artistas de Gravatá. Então, esses conhecimentos e encontros são de fundamental importância para habilitar os mestres de várias atividades culturais da capoeira, da cantoria, da música, do mamulengo, diversos setores para que possam ser orientados e habilitados.
A palestra sobre “Patrimônio Imaterial de Pernambuco” ficou por conta da historiadora da superintendência do IPHAN, Lívia Silva e do cientista social do IPHAN, Giorge Bessoni.
O repentista Daniel Olímpio, comenta sobre o que achou da iniciativa da gestão municipal: “Graças a Deus nessa gestão estou tendo todo o apoio necessário para nossa arte, para nossa cultura de repente, e os outros artistas não tem o que reclamar, estamos bem assessorados. A gente só tem a bater palmas para essa iniciativa. O meu amigo Jaime Prado, à frente da secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer é realmente uma pessoa que chegou para valorizar todos os artistas de Gravatá e a gente só tem a parabenizar”.
Lívia Silva, historiadora da superintendência IPHAN, comenta sobre essa iniciativa: “Foi um prazer muito grande de receber o convite da SECTURCEL aqui de Gravatá para falar um pouco sobre patrimônio cultural e aproximar um pouco os poderes públicos já que a responsabilidade de preservação do patrimônio, tanto como material, como imaterial é uma responsabilidade compartilhada. Então, viemos aqui com muita satisfação para divulgar um pouco do nosso trabalho e do alcance da legislação de patrimônio para valorizar a diversidade cultural do estado que é tão grande”.
Jaime Prado, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, fala sobre o intuito de promover esse primeiro encontro: “Estamos aqui promovendo pela primeira vez o encontro de mestres e mestras com o apoio do IPHAN e seguindo uma orientação do nosso prefeito Joselito Gomes. Estamos reunindo os mestres de várias atividades culturais da capoeira, da cantoria, da música, do mamulengo, diversas formas para que possamos orientar e habilitar nossos mestres para projetos”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)