Com entrada gratuita, a Igreja Matriz de Sant’Ana recebe grandes nomes da música clássica até o sábado (22)
O público que esteve presente na noite da sexta (21), na Igreja Matriz de Sant’Ana, contemplou uma apresentação brilhante de quatro músicos excepcionais no XIII Virtuosi Gravatá: Emmanuelle Baldini (violino), Leonardo Altino (cello), Rafaell Altino (viola) e Lucas Thomazinho (piano).
O Virtuosi, este ano, está dentro da programação do Festival Julho na Serra, que é realizado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer.
No primeiro momento da apresentação, houve a participação de Emmanuelle Baldini, Leonardo Altino e Rafaell Altino. No segundo momento, o pianista Lucas Thomazinho se uniu aos outros músicos e apresentaram composições de Ernő Dohnányi, pianista e compositor húngaro, e do compositor alemão do período do Romantismo, Johannes Brahms.
Adriano Neves, professor, é natural de Gravatá, mas atualmente mora em Barra de Guabiraba. Ele contemplou a apresentação da sexta-feira e ovacionou o festival. “É sempre um prazer voltar para o cenário onde já acompanho há alguns anos a música clássica em Gravatá. É sempre uma novidade poder receber não apenas essas pessoas que vêm de outras localidades, outros estados, para fazerem parte e conhecerem um pouco da música que não é bem característica de algumas pessoas daqui. Esse ano, sem a presença do maestro Garcia, mas claro recebendo de braços abertos todas essas pessoas que estão aqui assim como eu curtindo esse espaço”.
Rafaell Altino exaltou a plateia que prestigia o XIII Virtuosi Gravatá. “O público de Gravatá é maravilhoso, está sempre presente enchendo a igreja com muita alegria, emoção e está sempre atento ao que a gente faz no palco. É um prazer enorme”.
Emmanuelle Baldini falou da experiência dele com cidades do interior. “São 18 anos de Brasil, eu sou italiano, e 18 anos que eu gosto de descobrir os interiores dos vários estados. Eu moro em São Paulo, mas conheci muitos interiores e eu depois de pelo menos cinco, seis vezes que eu toquei em Recife, estou muito feliz de finalmente vir para o interior, para Gravatá, participando desse festival que faz parte da história dessa cidade e que tantos músicos importantes, renomados no mundo todo recebeu, então é uma honra estar aqui, já participei ontem (quinta) como público e este é um público especial”.
No sábado (22), ainda tem apresentações pela manhã e à noite no XIII Virtuosi Gravatá.
22 de julho, sábado
11h: Lançamento do CD Compositoras Brasileiras: Música para viola Rafaell Altino, viola Ana Lúcia Altino, piano
20h30: Mozart, Haydn, Sarasate & Sivuca Emmanuele Baldini, violino Rafaell Altino, viola Leonardo Altino, cello Orquestra Jovem de Pernambuco Nilson Galvão, regente
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)