Objetivo do sistema informatizado é proporcionar simplificação na abertura, alterações/atualização de empresas, em menos tempo
Funcionários da Prefeitura de Gravatá, que atuam nas Secretarias Municipais de Controle Urbano, Finanças e Saúde, e na Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA, tiveram encontro proveitoso com a Junta Comercial de Pernambuco – JUCEPE, a Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco – SEBRAE-PE, no auditório da Secretaria de Finanças.
O encontro foi realizado para capacitação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesim e viabilização do uso do sistema no município trazendo melhorias para cadastro das empresas em tempo hábil.
Essa capacitação tem como objetivo trazer a implantação do alvará on-line para o município, fazendo a integralização entre as secretarias e facilitar a vida do empresário e contador de Gravatá.
A Redesim foi criada pelo Governo Federal por meio da Lei Nº 11.598, de 3 de dezembro de 2007, e tem por premissas básicas: abreviar e simplificar os procedimentos para abertura de empresas e diminuir o tempo e o custo para o registro e a legalização das empresas, reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
Entre os parceiros da Redesim, encontram-se os órgãos de registro, como Juntas Comerciais, Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas e OAB, as administrações tributárias no âmbito federal, estadual e municipal, e os órgãos licenciadores, em especial o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária e o Meio Ambiente.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Cortesia Secretaria Municipal de Finanças