ArteTerapia no Agosto Lilás: Emoções e Empoderamento para as mulheres do Centro de Referência da Mulher

Publicado em 24 de agosto de 2023, por Mathilde Souza | Categoria: Agosto Lilás

Desta forma as mulheres podem expressar seus sentimentos em forma de arte e se sentirem acolhidas

Na tarde desta quinta-feira (24), no belo cenário do Parque Janelas Para o Rio, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, trouxe uma experiência transformadora como parte do “Agosto Lilás”. O Centro de Referência da Mulher reuniu mulheres para uma sessão de Arteterapia, onde a pintura e o desenho se tornaram ferramentas de expressão emocional.

A Arteterapia oferece um espaço seguro para a expressão de sentimentos e experiências através da arte. As participantes puderam se conectar consigo mesmas e com suas histórias pessoais, criando obras que refletiam força, autoestima e superação.

Zuleide Lima, dona de casa, comentou que é a segunda vez que participa desse encontro: “Eu me sinto acolhida e feliz. Por eu ser dona do lar, passava muito tempo em casa e vindo pra cá é uma terapia maravilhosa e a gente conhece pessoas, escuta depoimentos. É maravilhoso! Aconselho a todas a participarem”.

Conceição Ferreira, psicóloga e arteterapeuta, falou como a arteterapia ajuda essas mulheres: “Através dessa arte elas podem expressar seus sentimentos, sejam eles de amor ou de dores. Então, através da pintura, da dança, da música, da poesia e da arte, elas expressam o que sentem. Aqui, buscamos proporcionar um momento leve e acolhedor para elas, além delas colocarem todos os seus sentimentos para fora em forma de desenho e pintura”.

A psicóloga da Secretaria da Mulher, Juliana Viera, explicou que: “Através da arteterapia, as mulheres do Centro de Referência da Mulher puderam encontrar uma maneira única e poderosa de expressar suas emoções e experiências. O compromisso da Secretaria da Mulher e do prefeito Joselito Gomes é de fortalecer e empoderar as mulheres da nossa comunidade de forma evidente e inspiradora. Esta iniciativa é mais uma prova de que juntas somos capazes de criar um ambiente igualitário e acolhedor para todas as mulheres em Gravatá.”

O Agosto Lilás continua a capacitar e celebrar as mulheres de Gravatá, não apenas conscientizando, mas também fornecendo meios tangíveis para o crescimento pessoal.

Fotos: Nilson Silva (SECOM)