Evento está dentro das atividades do Setembro Amarelo e se propõe a cuidar de quem trabalha para a segurança da população
Setembro Amarelo é a temática trabalhada nesse mês para trazer um alerta sobre problemas emocionais e/ou psicológicos que podem levar algumas pessoas a tirarem a própria vida. Dentro desse tema, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, levou aos agentes da Guarda Civil Municipal – GCM uma palestra dinâmica sobre a valorização da vida.
Esses profissionais lidam diariamente com uma rotina pesada e lidam com diversas pessoas que podem ou não estar passando por momentos difíceis. Por isso, além de apresentar alternativas para trabalhar os problemas que os guardas possam ter, porventura, esse momento visou preparar esses profissionais para lidar com pessoas que estejam passando por momentos similares.
O comandante da GCM, André Paiva, ressalta a importância desse momento para os guardas. ”A Secretaria de Saúde está realizando essa ação importante para a corporação da Guarda Municipal, dentro do Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, e nós agora seremos multiplicadores para repassar para a população gravataense que se precisar, peça ajuda, pois nós estamos à disposição e é esse o compromisso que o município tem com as pessoas.”
O psicólogo Lamartine Silva avalia que ”levar essas informações para os guardas municipais irá proporcionar que eles identifiquem problemas que possam estar passando para procurarem ajuda e cuidarem de si mesmos, já que passam por uma rotina tão desgastante para seu emocional.”
A coordenadora do CAPS II, Patrícia Silva, destaca que ”com tudo o que apresentamos aqui hoje, os guardas municipais estarão mais preparados para cuidarem das pessoas que no dia a dia precisam de uma ajuda para lutarem pela vida. Esse é o nosso papel: cuidar de quem cuida.”
O vereador Neném de Uruçu participou deste evento.
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)