Essa ação teve o intuito de conscientizar os condutores, além de possibilitar vivenciar a experiência da realidade virtual
Na noite da quinta-feira (21), a Prefeitura de Gravatá, por meio do Departamento de Trânsito e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, promoveu uma marcante Ação Educativa de Trânsito em comemoração à Semana Nacional de Trânsito. A Guarda Civil Municipal desempenhou a atuação desse evento educativo.
O principal objetivo desta ação, que aconteceu na Praça Rodolfo de Morais, foi conscientizar os condutores de motos e carros sobre a importância da responsabilidade no trânsito, bem como destacar os riscos associados ao consumo de bebidas alcoólicas enquanto se dirige. Essa abordagem também permitiu que as pessoas experimentassem a realidade virtual através de óculos VR, oferecendo uma visão imersiva de como é estar no veículo e enfrentar diversas situações no trânsito, destacando especialmente os perigos do álcool ao volante.
Além disso, como um gesto de cuidado e preocupação com o ambiente, foram distribuídas bolsinhas de lixo personalizadas aos participantes, incentivando a manutenção da limpeza nas vias públicas. Um cartão com bombom também foi entregue, demonstrando o zelo da gestão municipal pela comunidade.
Cilene Fonseca, proprietária de cursos profissionalizantes, achou essa ação educativa bem interessante e aprovou a iniciativa: “Eu fiquei surpresa com a iniciativa e parabenizo o prefeito não só por essa iniciativa, mas por toda iniciativa voltada a Gravatá. Em minha visão está sendo maravilhoso porque as pessoas estão mais incluídas na sociedade e estão de parabéns. Isso aqui envolve muito a questão da gente de delegar, se policiar em relação ao cuidado quando a gente não só pega a estrada de BR, mas também a via local”.
O diretor de trânsito, Agostinho Santos, comentou o intuito dessa ação: “Esse movimento aqui, essa blitz educativa em parceria com a Secretaria de Tecnologia é exatamente para demonstrar aos usuários a necessidade de ter o cuidado no trânsito, o cuidado principal com a vida. O trânsito é de todos, no entanto é necessário que todos tenham a responsabilidade, respirando as normas de trânsito e dando, também, prioridade ao pedestre”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)