Homenagem à dança, música e teatro encanta público presente que tem a oportunidade de conhecer as histórias artistas locais como Wanderson José, Marcos de Lima e Carlos Fester (in memoria)
Na noite desta terça-feira (17), marcada com apresentações culturais, Gravatá celebrou com entusiasmo a abertura da exposição: “Gravatá Terra das Artes – Por Teus Filhos Serás Sempre Amada” no Vagão Museu, localizado na Estação do Artesão, um evento que marcou o início de uma homenagem inestimável aos criadores locais de dança, música e teatro. Realizada pela Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, a exposição é um mergulho profundo na rica história artística local.
A exposição é composta por 18 painéis que retratam, com fotografias e textos emocionantes, a trajetória de notáveis figuras do cenário artístico gravataense. Entre os homenageados estão o saudoso dramaturgo Carlos Fester, cujo legado permanece vivo nas memórias e corações dos habitantes de Gravatá, o talentoso bailarino Wanderson José, e o icônico cantor gravataense Marcos de Lima.
Além das imagens que contam suas jornadas inspiradoras, a exposição também apresenta objetos pessoais que contam histórias próprias, lançando uma luz única sobre as vidas dos homenageados. Para enriquecer ainda mais a experiência dos visitantes, mini documentários foram preparados, permitindo que todos mergulhem profundamente na vida e na obra desses artistas notáveis.
O CNA, Liner Gráfica Digital e a Secretaria de Educação uniram forças e apoiaram a Prefeitura de Gravatá nesta exposição. Suas contribuições tornaram a exposição não apenas uma homenagem, mas também um testemunho da importância do trabalho conjunto na promoção da cultura e das artes em Gravatá.
Os moradores de Gravatá e visitantes de todas as partes estão convidados a mergulhar nesse riquíssimo universo artístico e a celebrar o legado de Carlos Fester, Wanderson José e Marcos de Lima. A exposição permanecerá aberta ao público por um período especial e é uma oportunidade única para enriquecer a compreensão da história cultural da cidade e a apreciação das artes que a tornam tão querida.
Alice Alves, filha do homenageado Carlos Fester, ressaltou como se sente ao ver seu pai em evidência e sempre lembrado pela gestão municipal: “Eu me sinto muito grata porque desde o falecimento do meu pai a gestão sempre fez questão de nunca deixar que a história dele morra. Mesmo ele em vida ele sempre foi muito valorizado e muito visto em Gravatá. Sou muito orgulhosa”.
O bailarino Wanderson José, expõe como se sente com essa homenagem: “Desde o começo quando soube que seria homenageado eu fiquei muito feliz e grato pelo reconhecimento da gestão, pelo reconhecimento da minha cidade. Muito bom fazer arte, fazer dança com o amor que eu faço junto com todo mundo que me acompanha e saber que minha história soma com o crescimento do lugar que eu amo”.
Já o cantor gravataense, Marcos de Lima, estava radiante com essa homenagem: “Eu estou muito feliz em ver meu trabalho reconhecido pela minha dedicação a música, a música que minha inspiração é Gravatá em todos os seus aspectos e estou muito feliz e grato a todo que tiveram essa ideia de me homenagear, não só o meu trabalho mas os outros artistas”, disse.
Marllon Lima, secretário de Turismo, comentou sobre essa iniciativa: “Dessa vez surgiu a ideia de homenagear Gravatá e nada melhor do que homenagear Gravatá do que homenagear as pessoas que levam o nome de Gravatá não só aqui, por aí a fora. Então, Gravatá terra das artes por teus filhos serás sempre amada homenageia três vertentes da nossa arte: o teatro, a dança e a música. Convidamos a todos, a Estação Ferroviária funciona diariamente. Você pode entrar no @visetegravata e ver os horários de funcionamento, a exposição está linda”.
O prefeito Joselito Gomes, pontua sobre a valorização da gestão aos artistas locais e poder destacá-los nessa exposição: “O vagão museu apresenta agora uma exposição homenageando três artistas de Gravatá. Na verdade eles estão representando tantos outros porque Gravatá é um celeiro de artistas. Temos hoje na música a homenagem ao Marcos de Lima, na dança a Wanderson José e no teatro o saudoso professor Carlão. O espaço estará aberto e acolhendo a todos para que assim possam conhecer um pouco mais da rica história da querida população de Gravatá. Venha visitar o Vagão Museu e você sairá daqui ainda mais encantado com Gravatá”.
Estiveram presentes secretários, executivos, diretores, servidores municipais, familiares, amigos e população gravataense nessa noite linda e marcante para o município de Gravatá.
SERVIÇO:
Exposição “Gravatá Terra das Artes – Por teus filhos serás sempre amada!”;
Segue até 30/11, no Vagão Museu Estação Gravatá, na Estação Ferroviária de Gravatá;
Horário de visitação: segunda a quinta, das 9h às 17h; sexta e sábado, das 9h às 18h; domingos e feriados, das 09h às 13h;
Aberta ao público.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)