Entre eles estavam professores, funcionários de escolas, pais de estudantes, representantes de ONGs e da Sociedade Civil que se preocupam e buscam ainda mais ferramentas para a educação de Gravatá
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, realizou na terça-feira (24) a Conferência Municipal Extraordinária de Educação, no formato online.
Nesta conferência foram tratados quatro eixos temáticos, a partir do Documento de Referência da CONAE 2024, sendo:
Eixo II – A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios;
Eixo III – Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade: equidade e justiça social na garantia do Direito à Educação para todos e combate às diferentes e novas formas de desigualdade, discriminação e violência;
Eixo IV – Gestão Democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão;
Eixo V – Valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às condições para o exercício da profissão e saúde.
Na oportunidade, com transmissão pelo YouTube da Prefeitura Municipal de Gravatá, cerca de 500 pessoas participaram da live de abertura da Conferência, entre professores, funcionários de escolas, pais de estudantes, representantes de ONGs e da Sociedade Civil.
A secretária de Educação, Ninha Professora, fez as considerações iniciais de abertura, e, em seguida, a professora Andreika Asseker, secretária de Educação de Igarassu e presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco – UNDIME/PE, dissertou como palestrante, tratando do EIXO V que trata sobre a Valorização de profissionais da educação: Garantia do direito a formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e as condições para o exercício da profissão e saúde.
O segundo momento foi pelo Google Meet, no qual foram divididas as salas temáticas, dando oportunidade aos inscritos participarem democraticamente, debatendo as proposições e estratégias pontuadas em cada eixo, tendo a oportunidade de suprimir, acrescentar ou apresentar estratégias que venham contribuir com o Plano Nacional de Educação 2024 – 2034.
Ao término, na Plenária Geral, ainda pelo Google Meet, as discussões realizadas nas salas temáticas foram apresentadas e aprovadas, e logo após, em votação, foram escolhidos quatro Delegados, sendo dois titulares, Rosiane Sousa e Alberes Luis, e dois suplentes, Milton Muniz e Marivaldo Vilar, para representarem o município na Conferência Estadual Extraordinária de Educação.
A secretária de Educação, Ninha Professora, comentou sobre a realização da conferência: “Nós estamos comprometidos com a qualidade da educação em Gravatá. A Conferência Municipal de Educação foi um momento importante para discutir temas cruciais e definir estratégias que vão moldar o futuro da nossa educação. A participação ativa de todos os envolvidos demonstra o compromisso que temos em oferecer uma educação de excelência para nossos alunos. Agradeço a presença de todos e o esforço em prol da educação de qualidade em nossa cidade”.
Também participaram desse momento a secretária executiva de Educação, Joselma Melo e os professores da rede Edson Francisco e Roberto que foram os intérpretes de libras para que todos, de forma inclusiva, pudessem acompanhar o Plano Nacional de Educação.
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)