“A formação abordou o tema “Relações Étnico-Raciais: Educar para o (Re)conhecimento e Valorização da Diversidade e da Diferença”
O ano letivo do município de Gravatá começa para os professores da rede municipal de ensino com a formação pedagógica que aconteceu na manhã da quarta-feira (31), no auditório da Secretaria de Educação.
Em todo início de ano letivo é necessário reunir os professores para a capacitação pedagógica, pois são abordados os temas que serão trabalhados com os alunos durante os bimestres.
“Relações Étnico-Raciais: Educar para o (Re)conhecimento e Valorização da Diversidade e da Diferença”, é o tema trabalhado com os professores para direcionar os alunos em 2024.
Esse tema aborda a diversidade de culturas, etnias e raças e ensina a respeitar as diferenças.
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu essa manhã de ensino e aprendizado com todos os professores da Rede Municipal.
Irís Barbosa, é professora de História da Rede Estadual, abordou o tema e destaca: “A GRE-Mata Centro, Governo do Estado e Prefeitura de Gravatá segue o tema do ano letivo e a temática Relações Étnico-Raciais, conhecer a nossa diversidade na escola e construir a educação anti-racista”.
Erika Georgia, diretora do RH e professora de História, fala da importância de abordar um tema necessário para os alunos: “Eu vejo como um tema imprescindível pra gente está trabalhando na sala de aula, porque na realidade essa preocupação com essas relações étnicas raciais, com esse racismo estrutural que a gente tem no nosso país. Construir a partir desse processo todo de escravidão que durou a séculos no Brasil e deixou resquicios terrível de racismo. E a gente precisa levar para discussão em sala de aula para que a gente possa está abrindo os horizontes desses alunos para que eles possam entender todo esse contexto histórico e a gente possa está construindo uma sociedade diferente, uma sociedade mais justa, mais igualitária onde todos possam perceber seu espaço dentro da sociedade. E dessa forma a gente possa ter um futuro diferente, onde não possamos ver atitudes racistas como a gente consegue visualizar hoje. E levar essa discussão que é tão importante para construir um país melhor”.
Sandra Moraes, coordenadora pedagógica, destaca o ano letivo de 2024: “A proposta da nossa rede esse ano, se iniciou ano passado onde trabalhamos com parte da nossa rede nas escolas do campo. Essa temática da cultura anti-racista nas escolas. E como ano passado foram os dez anos da lei 10.639, que é uma lei que foi criada para o enfrentamento do paradigma que inviabilizavam os espaços para negros e afros-brasileiros. Para quebrar o racismo nas escolas a gente está juntamente com a rede estadual implantando um programa Esse Programa Esse Projeto, que tem como tema as Relações Étnico-Raciais: Educar para o (Re)conhecimento e Valorização da Diversidade e da diferença”.
Reportagem: Pedro Ferreira
Fotografia: Anderson Souza (SECOM)