Títulos são sinônimo de representatividade do público LGBTQIAP+
A Prefeitura de Gravatá apoia a inclusão das pessoas e com isso apoia eventos que a promovem, como a noite de Aclamação da Miss Gay, da Miss Trans e do Mister Gay Gravatá 2024, que aconteceu no sábado (03), no auditório da ETE Professor José Luiz de Mendonça.
O secretário municipal de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, marcou presença representando o prefeito Joselito Gomes.
Foram registradas também as presenças da Miss Gay Gravatá 2023, Stella Sahat, e do Mister Gay Gravatá 2023, Pedro Pontes.
Na ocasião, foram aclamados Alyssa Malta (Miss Gravatá Gay 2024), Lucas Ribeiro (Mister Gravatá Gay 2024) e Sandrielly Raialo (Miss Gravatá Trans 2024).
As apresentações culturais de Scarlett Sahat e da cantora AJJOTTA, que cantou sucessos da música nacional e internacional e apresentou o trabalho autoral, “Me Provar”, que já está disponível em várias plataformas digitais de música.
O evento contou com a presença ilustre da Miss Brasil Diversidade 2023, Felipa Sahat, criada pelo enfermeiro de Vertentes, Felipe Carolino. “É de muita importância esse evento acontecer, porque fomenta a cultura LGBT, a pessoa LGBT esteja em evidência e Gravatá vem sendo exemplo não só hoje, mas desde o início da gestão atual que vem se mostrando aberta à conversa, à participação da comunidade LGBT e que sirva de exemplo para todos os municípios e para o Brasil inteiro”.
Scarlett Sahat, organizadora do evento, destaca que o apoio do poder público municipal é fundamental na pauta que norteia as políticas públicas voltadas para o segmento. “O papel da gestão daqui da cidade é de suma importância para que nós tenhamos não só visibilidade, mas um apoio palpável. Para mim, como organizadora, não é fácil, com recursos próprios e a gente vai agregando pessoas que vão somando a nossa luta, o nosso trabalho e a prefeitura e a gestão com certeza é uma das instituições que sem sombra de dúvidas vem buscar e compartilhar com a gente da mesma luta e mesma vontade de fazer as coisas acontecerem. Para mim é uma honra e um orgulho muito grande fazer esse evento e dar continuidade ao trabalho que a gente começou lá em 2020 e se Deus quiser vai continuar anos afora”.
O professor Nivaldo Belo dá vida à drag queen Stella Sahat, que foi a Miss Gay Gravatá 2023, e ele explica o quanto esse título é relevante na sociedade. “Nesse ano de 2023, junto com a Prefeitura de Gravatá e a Secretaria da Mulher, a gente construiu o plano Municipal de Políticas Públicas para Pessoas LGBT, que foi um pedido do nosso gestor, que é uma pessoa que vê e luta pela causa da inclusão também. Esse plano foi construído, várias pessoas participaram, de vários segmentos, colocamos as pessoas LGBT para ter voz nesse plano porque nós fizemos uma enquete no site da prefeitura e elas puderam dizer o que elas queriam para elas e isso foi de extrema importância, porque não adiantava nós sentarmos e a gente dizer o que as pessoas precisavam e queriam. Não seria justo. Fizemos uma triagem, várias reuniões e nisso foi feito o plano. No mês do Orgulho LGBT nós entregamos o plano municipal nas mãos do gestor. O concurso não é para mostrar quem é mais bonita ou quem é mais articulado, mas para dar visibilidade a uma pessoa que possa construir instrumentos para trabalhar na sociedade, porque carregar a faixa e a coroa e ficar com ela em casa não adianta muita coisa. Como representante do movimento LGBT eu não poderia ficar de braços cruzados sabendo que tinha algo a ser feito”.
Alyssa Malta – Miss Gravatá Gay 2024
“Ser essa representatividade é algo muito forte e a gente precisa que a nossa cidade tenha essa representatividade, para ser espelho para outras pessoas. É de suma importância o poder público também dar esse apoio”.
Sandrielly Raialo – Miss Gravatá Trans 2024
“Eu estou muito feliz, nervosa e espero realizar meus sonhos, servir de inspiração para muitas meninas trans para novos corpos trans. Eu sou penteadista, estou cursando estética e estou fazendo faculdade de estética e cosmético. Eu quero que elas se espelhem em ver que a vida não é só prostituição, que você pode estudar e ser algúem na vida. Ser Miss não é só uma questão de beleza, é de representar e eu espero que as meninas PCD também possam se ver. Não é questão de perfeição, é questão de representar”.
Lucas Ribeiro – Mister Gravatá Gay 2024
“Esse título dá muita visibilidade de onde você representa o título, a gente pode contribuir com a comunidade, abrir portas para a comunidade para que as identidades da comunidade sejam vistas, para a gente ser visto nas faculdades, nos empregos, mas em todo lugar. Que as pessoas não enxerguem apenas a identidade de gênero, a orientação sexual, a gente pode abrir portas para construir um mundo melhor para todo mundo, pois todos têm direito de viver e ser feliz, mostrar sua arte, cultura e amor”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)