Foram dias de aprendizado e aperfeiçoamento para aplicarem durante as visitas das crianças assistidas pelo programa
Novos visitadores do Programa Criança Feliz participaram de uma formação oferecida pela Prefeitura de Gravatá por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, integrada ao Programa.
Durante a formação de Guia da Visita Domiciliar – GVD, realizada na UNOPAR com duração de 40 horas, os participantes receberam suporte, aprendizado e participaram de atividades voltadas para a primeira infância, visando aplicar esse conhecimento durante as visitas domiciliares.
Após o treinamento, os participantes passaram por uma breve avaliação e receberam certificados. A formação foi conduzida pelo coordenador do Programa Criança Feliz, Josinaldo Leão e os facilitadores Erik Medeiros e Cícera Alves, com supervisão da gerente de proteção básica, Ana Paula Remígio. Com isso, os 25 participantes estão preparados para desempenhar suas funções com profissionalismo.
Hélida Janielly é visitante do Programa Criança Feliz comentou sobre a importância desse suporte e aperfeiçoamento na capacitação: “É muito importante esse processo de capacitação com os profissionais que já estão há um tempo e nos traz informações para que a gente possa passar isso de forma direta e indireta nas nossas visitas. A troca de informações que vai capacitando, porque a experiência de outro que traz vai munindo a gente para que caso aquele episódio que a pessoa vivenciou naquela visita aconteça com a gente, a gente saiba reagir porque são muitas coisas imediatas. Então, a gente ter esse segundo plano é muito importante e isso a gente vai tendo com trocas de experiências”.
Josinaldo Leão, coordenador do Programa Criança Feliz, falou sobre a iniciativa: “Durante essa semana tivemos a formação GVD onde 25 visitadores participaram desse momento que é importante para a primeira infância, é importante para adentrar nas casas. Aqui eles souberam o passo a passo da visita domiciliar, os pilares que é o desenvolvimento das crianças, a visita domiciliar, o processo de intersetorialidade, a importância de todas secretarias estarem juntas. Mais uma vez Gravatá sai na frente porque a gente consegue desenvolver e realizar as ações que vêm a nível federal e estadual, e colocar para funcionar no município. Então, desse modo a gente agradece a Prefeitura de Gravatá, a Secretaria de Assistência Social e Juventude por todo apoio e dedicação a esses profissionais”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: SECOM