Os moradores recebem a ação que previne doenças como Dengue e Chikungunya
A Prefeitura de Gravatá realizou, na tarde da quinta (21), mais um Mutirão de Combate às Arboviroses na cidade e dessa vez os moradores do bairro do Salgadão foram os beneficiados com a visita dos Agentes de Endemias.
Djalma André dos Santos, agricultor aposentado, gostou da iniciativa. “Achei bom demais esse tipo de iniciativa, porque isso é uma vantagem para a gente porque livra essas doenças que estão matando o povo. Para mim foi a melhor coisa do mundo, graças a Deus, receber vocês. Toda água junta eu jogo, a cisterna fechada, não vacilo. Se der dengue na gente foi por causa dos outros. Agradeço a prefeitura por livre essa doença aqui da gente, muito obrigado”.
Alcione Nascimento, supervisora de Agentes de Endemias de Gravatá, falou sobre a ação. “Nós estamos em mais um dia de mutirão aqui no Salgadão, nós trabalhamos no Alpes Suíço na terça, semana passada também trabalhamos em alguns bairros, na próxima terça-feira faremos esse trabalho na Área Verde. É um trabalho de conscientização para o pessoal, pois os casos de dengue estão aumentando no Brasil. A população que tiver depósito é para manter fechado, estar sempre lavando os depósitos, por causa do mosquito Aedes Aegypti para ele não colocar os ovos nesses locais. As pessoas estão recebendo muito bem os agentes, o carro passa avisando para que abram as portas, os agentes estão fardados, identificados, tanto os Agentes de Endemias, quanto os de Saúde, está a Atenção Básica, todo mundo ajudando para intensificar esse trabalho”.
De acordo com o Ministério da Saúde, as arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. A palavra “arbovirose” deriva de “arbovírus”, que significa “vírus transmitido por artrópodes”. Essas enfermidades podem causar uma variedade de sintomas, desde febre leve até complicações mais sérias, sendo algumas delas potencialmente fatais. Os principais vetores das arboviroses são os mosquitos, em particular, os gêneros Aedes, Culex e Anopheles. Esses insetos se tornam portadores dos vírus ao picar uma pessoa infectada e, subsequentemente, passam o vírus para outras pessoas durante suas picadas.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)