Prefeitura de Gravatá realiza uma série de ações ao longo de todo o ano para atrair mais pessoas para a cidade e em épocas como a Semana Santa, o resultado se faz bastante visível
A Semana Santa de 2024 foi um marco para Gravatá, com um fluxo significativo de turistas que impulsionaram a economia local. O aumento no movimento dos estabelecimentos da cidade variou de 20% a 100%, numa demonstração do impacto positivo do turismo não apenas nos setores diretamente relacionados à atividade turística, mas em toda a economia local.
O Hotel Fazenda Céu Aberto, por exemplo, atingiu uma ocupação de 100% durante o final de semana do evento Tardes no Polo e no feriadão da Semana Santa, de quinta a domingo. O Supermercado Pai e Filho registrou um aumento de 20% no movimento em comparação com o mesmo período de 2023. A Feira Livre de Gravatá também experimentou um incremento nas vendas, com um aumento de 30%.
Além disso, o setor imobiliário viu um aumento na procura por imóveis, com muitas pessoas interessadas em conhecer os empreendimentos locais e fechar negócios. Os bares e restaurantes da cidade relataram um aumento no movimento, com alguns estabelecimentos, como o restaurante Família Lima, registrando até 50% a mais de clientes.
Esses resultados positivos foram alcançados graças aos esforços da gestão pública municipal, que investe constantemente em atrativos para os turistas. A programação diversificada e atrativa da Semana Santa de 2024, organizada pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, foi fundamental para atrair os turistas e veranistas, o que garantiu o sucesso do evento e o impulso na economia local.
Para Eduardo Pessoa, da Barbearia Anfitrião, a Semana Santa foi um sucesso. “Essa Semana Santa aqui na barbearia foi uma semana extremamente intensa. Em comparação com o ano passado tivemos um aumento de 40% no movimento, onde tivemos vários turistas chegando pela primeira aqui na nossa barbearia.”
José Wellington, gerente do Hotel Fazenda Céu Aberto, deixa seu relato de como foi a Semana Santa 2024 para a empresa. “Uma semana antes estávamos preocupados, com uma ocupação muito baixa, mas na semana mesmo conseguimos lotar o hotel, ficamos com a ocupação em 100%. Pessoas que vieram de Alagoas, Paraíba e de Recife, que é o nosso principal público. Foi muito bom, famílias vieram para descansar, curtiram os shows na cidade, deram um passeio, chegaram aqui falando muito bem da cidade, da programação e ali do Polo Moveleiro, que é a tração principal, sempre que os turistas vêm, ficam encantados por aquele lugar. Uma semana antes, no final de semana do Tardes no Polo, também estávamos lotados em 100%, as pessoas falando muito bem do evento e do Mercado Cultural.”
Ângelo Rabêlo, corretor da Rabêlo Imóveis, falou sobre a importância do alto movimento na cidade para o setor. “Sobre a Semana Santa em Gravatá, foi muito proveitoso. A cidade, como sempre, atraindo muito público, um público muito favorável para nós no setor imobiliário. Gostamos muito por causa de que a movimentação da cidade faz com que tivessem os condomínios muito cheios, o pessoal vê a publicidade nossa em placas e tudo, vendo nosso contato. Isso aquece muito a economia, principalmente no setor imobiliário. Porque desperta para quem não tem casa, querer comprar e querer fazer parte dessa maravilha que é nossa cidade. Estou muito satisfeito com tudo, com toda essa movimentação. Inclusive a semana pré, antes da Semana Santa, com esse Tardes no Polo, trazendo um maior incentivo para o público da cidade e para o público turístico. A gente também tem comércio aqui, a gente sente isso dentro do comércio, de modo geral. E no ramo imobiliário, excelente, foi muito favorável. Gostei muito aqui da Semana Santa.”
Paula Lima, proprietária do Restaurante Família Lima, celebrou o aumento no movimento. “Para mim foi ótimo, graças a Deus, foi o esperado, foi muito positivo. A gente já tem um público daqui de Gravatá e recebi vários turistas, foi uma benção, em especial no sábado, o fluxo foi bem maior no sábado.”
O Supermercado Pai e Filho foi um dos que mais teve aumento nas vendas no período. Robson Gomes, gerente do local, afirma que “foi muito bom, foi mais do que o esperado, nós esperávamos um movimento bom e foi muito gratificante, conseguimos atingir o que a gente estava esperando. Foi bom o movimento. Foi bem intenso, foi bem muito corrido aqui, um corre -corre, a gente correndo aqui para atender bem os clientes. Em relação do outro ano para esse ano, teve um aumento de 20%.”
“Tivemos um feedback muito positivo, foi muito bem avaliado pelos equipamentos administrados pela nossa secretaria, a Feira Livre teve um aumento de 30%, assim como nos mercados públicos. A Semana Santa impactou de forma super positiva nosso comércio”, salientou a secretária executiva de Indústria e Comércio, Lidiane Bezerra.
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)