Iniciativa abrirá salas de diálogo em escolas da Rede Municipal de Ensino
Em uma iniciativa pioneira no interior do estado de Pernambuco, a Prefeitura de Gravatá deu um passo importante na promoção da igualdade e da diversidade com a criação do Núcleo de Cidadania e Diversidade de Gênero, por meio das Secretarias da Mulher e de Educação. A decisão foi marcada por uma reunião entre representantes da gestão municipal, que contou com a presença do prefeito Joselito Gomes.
O novo núcleo tem como objetivo principal promover ações e políticas públicas que visem a garantia dos direitos humanos, com foco especial nas questões de gênero. Para isso, serão desenvolvidas atividades educativas, culturais e de conscientização para disseminar valores de respeito, igualdade e diversidade.
Gravatá, situada fora da Região Metropolitana de Recife, demonstra mais uma vez o seu engajamento com as questões atuais ao trazer para o interior do estado discussões tão relevantes e necessárias. A criação do Núcleo de Cidadania e Diversidade de Gênero mostra que a gestão municipal do prefeito Joselito Gomes tem um olhar amplo sobre a garantia de direitos para todos os munícipes.
A secretária da Mulher, Ester Gomes, exalta a importância dessa nova ferramenta de combate ao preconceito. “A gente fica muito feliz pela instalação dos dois núcleos de estudo de diversidade e cidadania. A gestão pública municipal reafirma seu compromisso com essa pauta. Hoje conseguimos, de fato, dar esse passo importante nesse projeto piloto, porque a instalação desses núcleos é municipal, então as duas escolas, após todo o processo de formação por uma educação não sexista, chegamos na instalação desses dois núcleos.”
O prefeito Joselito destaca o pioneirismo do município na criação desses núcleos. “Estamos implantando esse núcleo em duas escolas do município. Muito importante para que as pessoas estejam se conhecendo melhor, de modo que somos diferentes e por isso precisamos de uma convivência respeitosa, acolhedora, pacífica. É uma política pública que sai da capital, da região metropolitana, vem para o interior, demonstrando, assim, o pioneirismo de Gravatá. É um tema atual, que está sendo estudado, aprofundado, discutido no mundo inteiro e para Gravatá é por demais importante.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Anderson Souza (SECOM)