O dia 1º de maio é marcado no agreste de Pernambuco com o turismo religioso
nesse evento que celebra o aniversário da comunidade católica em Gravatá
A Rádio Canção Nova FM 100.3 em Gravatá comemorou seu 29º aniversário com a comunidade católica. As festividades começaram na noite da terça-feira, 30 de abril, com a celebração da Santa Missa e na quarta-feira, 1º de maio, com uma programação animada e cheia de atividades. A Prefeitura de Gravatá apoiou o evento por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer.
Durante os dias de comemorações, aproximadamente 10 mil pessoas, vindas dos estados de Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e de Pernambuco que se reuniram na sede da comunidade católica Canção Nova, em Gravatá, nas margens da BR 232, para participar da programação festiva. Quem animou a festa foi a Banda São Francisco e a cantora Juliana de Paula. E os padres Sidney Dias, Fabrício Andrade, Charles Jader e José Augusto foram os responsáveis pelas conduções dos momentos de celebração, adoração, pregações e orações.
Vindos de Vitória de Santo Antão, o casal, Josimar Galdino e Isabel Cristina, participam das celebrações da missa na comunidade e todos os anos participam da celebração do aniversário da Rádio Canção Nova. “Desde a minha infância, adolescência, eu já frequento a Canção Nova. Todo primeiro de maio a gente está aqui. A gente busca aqui renovar essa aproximação com Deus, porque a gente sabe que esse território aqui é santo e toda vez que a gente vem é algo diferente do nosso coração”, disse, Josimar. E a esposa, Isabel Cristina completa: “Eu conheci a Canção Nova através do meu marido. É um prazer muito grande estar aqui. É como eu sempre digo a ele, a gente vem pra renovar a nossa fé. A gente acha o que a gente procura aqui na Canção Nova e, como eu sempre falo também pra ele, a Canção Nova é um pedacinho do céu aqui na Terra. A gente vem todo primeiro de maio. Sempre vem pro Hosana também, que é um evento lindo da Canção Nova. E a gente sempre vem aos sábados, pras Missas”.
Há 29 anos, desde o início da rádio em Gravatá, Josenildo Pedro é apresentador e operador da rádio e fala sobre sua história com a Rádio CN. “Eu me sinto muito feliz em fazer parte da história, dos 29 anos da Rádio Canção Nova aqui em Gravatá. O meu testemunho é, tudo que eu sou, tudo que eu tenho, eu agradeço primeiramente a Deus e segundo a Canção Nova. E a gente pôde perceber o quanto a Canção Nova, depois que assumiu a Rádio Vale do Ipojuca, que ela cresceu, ela evoluiu, muitos desafios, muitas lutas, mas muitas conquistas também”.
Diretor da Rádio Canção Nova, Joseano Marques destaca o trabalho de evangelização e do turismo religioso em Gravatá: “Eu sou suspeito de falar na verdade da Rádio Canção Nova, da missão Canção Nova, eu sei e a gente sabe do bem que ela faz a tantas pessoas e muitas dessas pessoas que nos ouvem aqui, que acompanham a nossa programação, venham até Gravatá, conhecer a Canção Nova, mas também conhecer Gravatá com aquilo que a cidade oferece, especialmente, também por causa da missão Canção Nova aqui no agreste pernambucano. Então é uma satisfação e hoje a gente tem, cada vez mais, trabalhado e buscamos cada vez mais trabalhar para fazer com que a rádio não somente chegue a algumas cidades aqui do estado de Pernambuco, no agreste pernambucano, mas tantos e tantos outros estados. E a gente já chega também isso através dos aplicativos, do site, mas queremos, aí é o sonho nosso e a gente tem que trabalhar para isso, que a rádio também alcance a outras cidades, especialmente a grande Caruaru, e tantas outras cidades aqui do agreste pernambucano”.
Responsável pela Canção Nova em Gravatá, o padre Sidney Dias agradeceu ao povo que veio celebrar junto à comunidade e ressaltou o papel da comunidade no município. “O Padre Jonas pensou na Canção Nova para a salvação do povo. Para que esse povo se encontrasse com Deus. Ao chegar aqui em Gravatá, eu tive a graça de experimentar a graça de Deus na vida do povo. Então, eu já tinha escutado a história, a tradição do primeiro de maio, mas eu não tinha alcançado a vida do povo, e este povo ter me alcançado. Então poder chegar hoje de manhã aqui e ver as toyotas chegando, as vans chegando, com um brilho no olhar e dizer eu vim pra agradecer a Canção Nova, agradecer a Deus, é poder constatar que a missão da Canção Nova em Gravatá, ela é fecunda. O solo da Canção Nova é fecundo. Então, poder, como o responsável de missão, dizer, ver essa chácara lotada e dizer que muitas almas são alcançadas pela doação da minha vida, pela minha entrega, pela vida de tantas pessoas que aqui passaram, que aqui sofreram, que aqui foram felizes, mas dizer que todo sacrifício vale a pena. Aqui entre Caruaru e Recife existe um oásis que é em Gravatá, e estes oásis você pode beber. Beber da fonte que jorra Cristo Jesus”.
Reportagem: Rodolfo Lima
Fotos: Anderson Souza (SECOM)