Obra de reforma, ampliação e requalificação da unidade de ensino foi realizada com recursos próprios do município e entregou uma escola diferente e melhor do que a anterior
Sonhar, produzir, aprender, brincar. Tantas coisas que o universo escolar oferece a uma pessoa. Melhor ainda quando este ambiente é bonito, funcional e renovado.
As crianças que estudam no Ensino Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Jesus Pequenino, que fica no bairro Nossa Senhora das Graças, estão felizes com a entrega da obra de reforma, ampliação e requalificação da unidade de ensino, na manhã da segunda (06).
Nesta intervenção, foram acrescidos 207m de área, revitalizados 285m² e também introduzidos 332m² de espaço para recreação. Tudo isso foi realizado em apenas cinco meses, graças aos recursos do município de Gravatá, com um investimento aproximado de 540 mil reais.
As benfeitorias foram muitas: instalação de quadros de vidro, banheiros exclusivos para os alunos, requalificação do banheiro exclusivo para funcionários, construção de playground e quadra de areia para atividades recreativas, requalificação das antigas salas de aula, revisão completa da cobertura da escola, implantação de uma nova rede elétrica, instalação de piso cerâmico novo, instalação de novo forro e pintura em toda escola, revisão e troca das portas danificadas, instalação de novo portão, acessibilidade, ampliação da cozinha, criação de uma despensa para o armazenamento correto dos alimentos, criação de áreas administrativas como a secretaria e a sala de coordenação, construção de duas novas salas de aula para atender à crescente demanda de matrículas, implementação de uma biblioteca e construção do teto do refeitório.
Rita da Silva, estudante do 3º ano, é uma das alunas da escola requalificada. “Está muito diferente de como era a outra. Está tudo diferente. Eu estudava do lado de fora. Minha irmã Gabriela vai estudar aqui e minha prima Raiane também. Está diferente demais, vai ter o pátio, era outra coisa. Obrigada, prefeitura!”.
Ana Lúcia da Silva, agricultora, é mãe de alunos e a família dela tem história com a unidade de ensino. “Há uns 15 anos atrás meus irmãos estudaram aqui e a gente nota de cara a diferença, tanto na parte de dentro, quanto de fora, porque antes não tinha muro, o terreno aqui do lado era cheio de mato, a antiga gestão nunca fez nada pela escola e principalmente aqui. O espaço era pequeno, muita criança e hoje vemos que a gestão deu melhoria à escola. Eu tirei meu filho da escola particular porque eu vi melhoria aqui e trouxe ele para cá. Eu fiz o melhor para ele e minha irmã aproveitou também e trouxe os dois filhos dela. A gente está amando a reforma daqui. Só tenho a agradecer à prefeitura pela melhoria, tanto da escola, quanto de Gravatá inteira, por onde a gente passa a gente vê o quanto mudou para melhor”.
Para Joselma Melo, secretária de Educação de Gravatá, o ambiente bom é um facilitador de aprendizado. “Com muita alegria estamos entregando a esta comunidade esta escola totalmente reformada, onde nós podemos realmente nos sentir em um ambiente prazeroso. Eu tenho certeza de que nossos alunos, quando chegarem aqui, a partir desta terça (07), vão encontrar uma nova escola. Vão ter o prazer em estudar, estar em uma sala com climatização, todos os ar condicionados vão ser instalados, já estão aqui na escola e nós queremos exatamente isto, que nossos alunos estejam prontos para o aprender e que isto aconteça em cada um dos ambientes desta escola”.
Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, esteve presente na entrega da escola, acompanhado da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes. Para ele, “cada vez que entregamos uma escola reformada, requalificada, na verdade o que aconteceu foi uma transformação e educação é prioridade. Daí a necessidade de realizar esse tipo de trabalho. Várias escolas foram reformadas, outras estão sendo e vamos continuar com esse trabalho, porque o profissional de educação precisa ter um ambiente que possibilite o desenvolvimento do seu trabalho e de modo especial os alunos. Nossas crianças e adolescentes também num ambiente adequado para o desenvolvimento do aprendizado. E aqui está a Jesus Pequenino, totalmente requalificada, com acessibilidade, banheiro para cadeirante, sala para atendimento de crianças quando vão para aquele momento de leitura, de consultar algum conteúdo, tudo isso revela o compromisso que temos com as pessoas”.
O evento teve a presença da comunidade escolar, formada pelos pais e responsáveis dos alunos, estudantes, funcionários, autoridades do poder executivo municipal, dos vereadores Nego Suíno, que fez o pedido pela reforma ao executivo municipal, e Tonho da Rodoviária.
A educação de Gravatá teve muitos avanços nos últimos anos, não só na parte estrutural das unidades de ensino, como em ações. Entre eles, estão o Programa Escolas em Tempo Integral (ETI), Projeto Hora de Aprender – Reforço Escolar na Rede Municipal de Ensino e o Projeto Alfabetiza Gravatá.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)