Parceria entre prefeitura e Instituto Saberes promove capacitação ao público feminino interessado em crescimento profissional
A Prefeitura de Gravatá tem compromisso com as mulheres da cidade e promove cursos visando o empoderamento financeiro delas.
De segunda (06) até quarta (08), o público feminino interessado em adquirir novos conhecimentos aprendeu a fazer produtos de limpeza em curso realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Saberes.
Joseleide Medeiros, uma dessas alunas, já sabe o que vai fazer com esse novo conhecimento. “Esse curso é muito importante para todos nós que estamos participando mais uma vez com o apoio do município. Para mim vai ser bom, porque vai ser uma atividade financeira a mais para meu currículo e também para me ajudar. Aprendi muito, em questão de base, materiais, química e valores também”.
Everaldo Silva, instrutor do Instituto Saberes, detalhou o curso. “Estamos mais uma vez na cidade de Gravatá ofertando esse curso artesanal, que já foi realizado no distrito de Russinha, mas que a gente traz dessa vez para a cidade. Um curso de suma importância, foram 14 mulheres participando, em que aprenderam a produzir desinfetante, polidor líquido, aromatizantes, sabonete tudo isso com a maior simplicidade, em que tenho certeza de que diversas mulheres podem contar com a profissão que vai gerar renda, renda extra, para somar com aquilo que elas têm mensalmente dentro de suas casas juntamente com suas famílias”.
Ester Gomes, secretária da Mulher de Gravatá, esteve no encerramento do curso e tem boa expectativa quanto ao crescimento profissional dessas aprendizes. “Um curso intensivo, importante, que aconteceu durante três dias, e a Prefeitura de Gravatá, através da Secretaria da mulher mais uma vez reafirmando seu compromisso com as mulheres, promovendo e possibilitando que mulheres possam estar adquirindo saberes e fazer disso uma fonte de renda. Aqui foi possível elas aprenderem a fazer detergente, aromatizante de carro, pomada massageadora, uma série de produtos que possibilitou para além do aprendizado, pois elas estão saindo com apostila, passo a passo, na perspectiva para que elas possam fazer uma renda, juntarem com outras mulheres, uma cooperativa, fazer uma sociedade. Isso é o que nos alegra e que nos deixa muito felizes na oportunidade que é dada às mulheres e que elas fazem disso muito bom uso, gerando renda, que é algo fundamental”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)