Instituto o Bem Viver realiza culminância de projeto fotográfico com estudantes do distrito de São Severino

Tags:
Publicado em 14 de outubro de 2024, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Projeto contou com oficinas de fotografia digital e exposição do resultado do trabalho dos estudantes

A Escola Municipal Dom Ricardo de Castro Vilela, localizada no distrito de São Severino, viveu uma tarde de muita alegria, entusiasmo e compromisso social, o encerramento de uma trajetória que contou com seis encontros/oficinas de fotografia básica digital para 12 crianças e adolescentes da instituição de ensino ao longo de dois meses. Após o curso, as crianças escolheram suas fotos que foram parte da Exposição Fotográfica – Novos Olhares para um Bem Viver.

O curso foi realizado pela organização social Instituto o Bem Viver – IBV, que tem sua sede no sítio Bruna, no mesmo distrito da escola e contou com a parceria das organizações sociais Grupo de Apoio aos Meninos e Meninas – GAMM e da Fábrica de Cultura.

A exposição é parte do projeto Festival o Bem Viver, idealizado pelo IBV e que conta com recurso de incentivo à cultura da Lei Paulo Gustavo – LPG, tendo a secretaria de Turismo e Cultura na execução e acompanhamento dos projetos que acontecem através desta lei no município.

Na exposição, que foi tomada por grande emoção das crianças, das professoras e das famílias presentes, houve a presença da comunidade, de parceiros e de representantes da gestão municipal. Ester Gomes, secretária da Mulher, que na ocasião também representava o COMDICA, falou da importância de atividades como estas para o pleno desenvolvimento da educação e dos direitos da criança e do adolescente; trouxe também que este é um compromisso da gestão municipal, de tecer parcerias com entidades sociais para que assim sejam unidas forças para que o município possa se desenvolver plenamente.

Quem também fez uso da palavra foi o coordenador pedagógico do GAMM, Edson Oliveira que falou da importância do sonhar, de dar possibilidade a crianças e jovens de realizarem seus sonhos e oportunizar inovação na educação.

A coordenadora do IBV, Macione Baroni, fez uma breve apresentação do propósito do festival, do compromisso institucional do IBV na busca plena de uma experiência de bem viver coletiva. Isso acontece com atividades como estas, de envolvimento comunitário, das famílias e da gestão pública. Relembrou do sonho do presidente de honra (em memória) Giovanni Baroni de que devemos saber cultivar as sementes, com amor e compromisso.

As professoras e a coordenadora pedagógica da escola agradeceram e se emocionaram pela oportunidade ofertada aos alunos e alunas, do grande legado que estas atividades promovem também no processo de aprendizagem. A exposição segue para o vagão-museu da Estação do Artesão, onde ficará exposta até o próximo dia 21/10.

Reportagem: Macione Baroni (IBV)
Fotos: Clara Silva, Larissa Gomes (Fábrica de Cultura/GAMM)