Prefeitura de Gravatá abre a campanha Agosto Lilás no Paço Municipal

Publicado em 01 de setembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Mulher

Mês é emblemático pela criação da Lei nº 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, que este ano completa 15 anos

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, deu início ao Agosto Lilás – Mês de Conscientização pelo Fim da Violência contra a Mulher, na manhã desta segunda-feira (09), no Paço Municipal.

Na ocasião, que teve a apresentação oficial da logomarca da Patrulha Maria da Penha de Gravatá, estavam presentes a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, secretários municipais e executivos, procuradoras do município, além das demais servidoras públicas, representantes de segmentos da sociedade civil e do vereador Neném de Uruçu.

Ao longo deste mês, a Prefeitura vai trabalhar ações voltadas para o tema, uma realidade que ainda existe nas mais variadas esferas da sociedade.

No primeiro semestre, em Pernambuco, foram registrados quase vinte mil casos de violência contra a mulher. Em Gravatá, também no mesmo período, foram 212 denúncias realizadas. Números que confirmam a importância desse tipo de ação pensada pela gestão municipal.

Maria de Lourdes, que é assistente de gabinete, opinou sobre a iniciativa da prefeitura. “Uma iniciativa muito gratificante para todas as mulheres que estão passando por um momento muito difícil e que, na verdade, muitas têm medo de ser recriminadas pela sociedade. Foi uma iniciativa muito boa da prefeitura, por parte do prefeito, padre Joselito, e de toda equipe que está de parabéns. Muitas mulheres esperavam isso da gestão atual”.

A secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, fala sobre a grade de programação no município neste mês de agosto. “Hoje foi o lançamento oficial do Agosto Lilás e nós teremos ao longo do mês palestras que serão direcionadas às organizações da sociedade civil e também em sete distritos em nosso município. Estaremos levando essas palestras, promovidas através da Secretaria da Mulher, até outras mulheres, usuárias das Unidades de Saúde,  que a gente possa estar refletindo, conscientizando, discutindo efetivamente a importância do combate da violência contra a mulher”.

O vice-prefeito de Gravatá, Júnior Darita, falou sobre o compromisso da gestão com as mulheres. “O slogan Violência contra a Mulher não tem desculpa, tem lei é muito simbólico, porque todo tipo de violência deve ser combatido, a violência contra o ser humano, de uma forma geral, deve ser combatida. E justiça social é um dos nossos compromissos com as pessoas”.

O prefeito, Padre Joselito Gomes, fala sobre avanços recentes no combate à violência contra a mulher em Gravatá. “Eu parabenizo a secretária Ester Gomes e toda sua equipe pelo trabalho que vem sendo realizado, mesmo com todas as limitações que estamos tendo no momento. Passos importantes foram dados, como a criação da Patrulha Maria da Penha, como o acolhimento pela Secretaria para várias mulheres que procuram, a sintonia entre as secretarias municipal e estadual, de modo que estamos sempre correndo atrás e buscando o que há de melhor para o nosso município, porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)