Gravatá é bela, gentil e solidária ao participar de mais uma campanha de doação de sangue bem sucedida

Tags: , , ,
Publicado em 14 de dezembro de 2024, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Parceria entre Prefeitura Municipal e Fundação Hemope costuma render coleta significativa com alta procura de doadores

  

 

 

Uma parceria que sempre dá certo: Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, Hemope e população. Todos juntos fazem com que as campanhas de doação de sangue sejam um sucesso na Suíça brasileira. Na campanha do sábado (14) não foi diferente. Homens e mulheres de diferentes idades compareceram na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no bairro do Prado, para participar de mais um ato de solidariedade ao próximo.

 

 

Manuel João Silva, almoxarife de uma empresa de construção, foi um deles. “Eu aprendi de Jesus que aquilo que de graça a gente recebe de graça a gente deve dar. Vida não tem preço. A vida não é comprada na esquina. Então é a única coisa que eu posso fazer, independente pra quem seja, é doar meu sangue pra gente ver se aquela pessoa que necessita tem outra oportunidade Desde os 18 anos eu doou sangue, hoje estou com 44. É um ato de amor. Algumas pessoas da minha família já precisaram muito, como tios e primos. Esta é uma forma de gratidão pela vida”. 

 

Valéria Moraes, assistente social da Captação de Doadores do Hemope, elogia a alta demanda de doadores todas as vezes que a fundação vem à Gravatá. “Nós da Fundação Hemope ficamos muito felizes em estar retornando para o município de Gravatá. Já é uma parceria de muitos anos e a gente sabe que o povo daqui é muito acolhedor. Sempre que a gente faz uma convocação a gente tem uma boa resposta. Então é sempre uma satisfação estar retornando ao município, principalmente nesse momento de estoque crítico que nós estamos vivenciando. Esse período mais festivo que a gente sabe que tem uma baixa na presença dos candidatos. Então o aumento de cirurgias também consequentemente. Então toda essa logística de organização de campanha é bem estratégica, principalmente nesse momento que a gente está vivenciando no município”.

 

Rosemere Silva, apoiadora de território da Atenção Básica de Gravatá, explica como acontece a dinâmica de doação. “Esta é mais uma parceria entre a prefeitura, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e o Hemope recebendo mais uma campanha de doação de sangue.  Primeiro, eles são acolhidos pela equipe. Após o cadastro, tem salas de recepção. Aí temos três salas para triagem, que são médicos e enfermeiros, que são os triagistas. Se estiverem aptos, porque acontece que não está apto para doar o sangue, eles entram pra fazer um lanche, se hidratar e fazem a coleta, que é em média 15 minutos. Quando sai, a gente tá com um diferencial, que é justamente ele fazer o registro dessa ação. Eles colocam a digital e assinatura nessa tela aqui, com esse quadro aqui, salvando vidas”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)




DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS