Gestão municipal reafirma compromisso com as pessoas garantindo esse direito àqueles que cursam o ensino superior e não têm condições de arcar com as despesas de deslocamento
Após surgirem algumas dúvidas quanto à inscrição para o estudante universitário ter acesso ao transporte gratuito, oferecido pela Prefeitura de Gravatá, a secretária municipal de Educação, Ninha Professora, esclarece alguns tópicos.
“Se vocês observarem, o edital está no site da prefeitura ( gravata.pe.gov.br ) e destaco os artigos 1º e 2º, que falam sobre quem tem direito a se inscrever, que são as pessoas que estão regularmente matriculadas em cursos superiores, devidamente autorizados pelo Ministério da Educação. Esse processo seletivo vai garantir o transporte universitário gratuito no ano de 2022 aos estudantes que frequentarem o primeiro curso de formação em nível de graduação nos municípios de Vitória de Santo Antão e Caruaru, desde que atendam aos critérios elencados no Anexo 3 do edital”.
“No artigo 12, diz que para a efetuação do cadastro o estudante deverá preencher o Anexo 1, que é o formulário de cadastro ao transporte universitário. Portanto, você vai no site da prefeitura, vai preencher todo o cadastro e não precisa levar esse formulário até a Secretaria de Educação. Nós temos uma comissão que vai fazer a análise desse cadastro e vai dizer quem vai ser aprovado nessa primeira etapa. Apenas depois disso, é que será o processo para levar a documentação”.
“Foi publicada uma Errata, onde tem um quadro com uma pontuação e a soma desses pontos é que vai classificar você para a utilização do transporte universitário. Então, nessa tabela tem os critérios de pontuação. Por exemplo, se você é beneficiário do Bolsa Família, você já tem 3 pontos. No final, faremos a soma desses pontos que é quando teremos o quantitativo de pessoas que serão classificadas”.
“Após o estudante universitário ser classificado, de acordo com o edital, ele deve se dirigir até a sede da Secretaria de Educação com a documentação solicitada e peço uma atenção especial ao artigo 13, que fala da análise da documentação. No terceiro parágrafo, diz que toda a documentação será selecionada, tem a equipe que vai fazer essa seleção, vai observar tudo e, caso haja necessidade, vai encaminhar um assistente social no endereço que o estudante colocar no cadastro para fazer uma visita e ver se realmente aqueles dados fornecidos estão corretos”.
“Muita atenção, pois será permitida apenas uma inscrição por CPF, então, se por acaso você errou alguma coisa e encaminhou, você vai tentar fazer novamente e não vai conseguir. Caso isso aconteça, você deverá procurar a Secretaria de Educação para fazer esses ajustes”.
“Recebemos muitas ligações sobre quem fez o Enem, e você que está preocupado com isso, fique tranquilo. Nós vamos fazer, depois que sair o resultado do Enem, do Sisu, desses programas do governo, uma inscrição específica. Repito: não se preocupe, pois é um compromisso do governo do prefeito Joselito Gomes, que pensou nisso também. As aulas de quem fez o Enem vão começar depois, então teremos mais tempo, mas algumas pessoas começam antes. Vamos fazer essa seleção e depois a gente trata de quem está aguardando o resultado do Enem”.
A secretária Ninha Professora finaliza: “Obrigada a todos vocês, qualquer dúvida, estamos à disposição na Secretaria de Educação, o município está à disposição de vocês, queremos fazer tudo com muito cuidado, zelo, para que realmente participem desse processo as pessoas que precisam ir para a faculdade e não têm condições de pagar o transporte universitário”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Foto: Marcone Barros (SECOM)