Religiosidade foi valorizada em celebração ao santo protetor contra males e epidemias
O distrito de Avencas viveu, na noite da última quinta (20), um momento de fé, devoção e gratidão a São Sebastião, santo da Igreja Católica que é considerado o padroeiro dos doentes e protetor contra males e epidemias. A festa, que é conhecida localmente como Festa da Maroquinha, por ter uma moradora local com o mesmo nome como organizadora da comemoração há anos, seguiu os protocolos da pandemia e não realizou, pelo segundo ano consecutivo, a festa de rua, mas seguiu, com todos os cuidados, a programação religiosa.
A noite começou com uma procissão motorizada percorrendo as localidades de Avencas de cima, Avencas de baixo, Sítio Zezinho, Cotunguba e estrada de Santo Inácio. Por onde passava, o comboio de carros e motos liderado dois veículos, levando um andor do santo cada, atraía devotos às e janelas das casas e porteiras dos sítios. Felizes por ver, mesmo em meio à pandemia, sua fé em São Sebastião ser valorizada e celebrada.
Ao término da procissão, houve um terço com os fiéis e um sorteio de brindes doados pela própria comunidade. O valor arrecadado no sorteio será revertido para restaurar as imagens dos santos da igreja local. Estiveram presentes o secretário executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, o executivo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Alex Andrade, e o administrador distrital de Avencas, José Ximenes, que ao longo da noite distribuiu álcool gel para os participantes.
Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)