Ação teve o objetivo de massificar informações acerca do enfrentamento da violência contra a mulher nos estabelecimentos que são muito frequentados durante o Carnaval e ao longo do ano
A noite da sexta (21) foi um momento em que representantes da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra e da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, por meio da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, realizaram visitas aos bares e restaurantes da cidade e levar informações e material informativo sobre o combate à violência de gênero.
Maria do Rosário Pereira Firmino, empresária, recebeu as equipes nesta ação. “Eu acho muito importante, porque é um direito nosso, como mulheres, e a Cantina Lamassa é um estabelecimento parceiro da mulher. Esta ação é uma proteção muito importante para nós mulheres”.
José Wilton Eustáquio dos Santos, mais conhecido como Mozinho do Espetinho, garante que o estabelecimento dele é amigo da mulher. “A gente recebeu essa ação de braços abertos, não tem como não ser assim. A gente está aqui para fazer toda ação com vocês, comemorar, participar e que não aconteça nada, que mulher não se pode bater. Mulher é feito uma mãe, você tem que respeitá-la. Eu acredito que tem que ser dessa forma. Aqui é sempre seguro, aqui tem segurança, temos banheiros bem organizados, vem muita família, então venham brincar o Carnaval com a gente, a gente está esperando de portas abertas”.
Flávia Martins, comandante da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Gravatá, acompanhou a blitz e orientou caso alguma mulher precise de ajuda. “Isso é importante, essa campanha preventiva, pois estamos na iminência de um evento carnavalesco em nosso município e essa campanha visa prevenir a violência contra mulher nos principais polos de animação do município e com isso estamos divulgando os meios de ajuda, caso a mulher necessite. Temos o número nacional, que é o 180. Temos também a nossa Secretaria da Mulher do município que representa todas as mulheres gravataenses, na qual elas têm o total apoio de qualquer tipo de ajuda em razão da violência doméstica, familiar. E temos o nosso 0800 da Guarda Municipal, que é o número 0800-000-1379”.
A assessora jurídica da Secretaria da Mulher de Gravatá, July Karen, disse que “hoje é a Secretaria da Mulher e o Centro de Referência da Mulher com as três técnicas: Ilma Barros, nossa psicóloga, Ane Kelly, que é a nossa assistente social, e eu, assessora jurídica, juntamente com a Secretaria de Segurança, na pessoa de Flávia Martins, nossa comandante da Patrulha Maria da Penha, em mais uma ação educativa nos bares e restaurantes de nossa Gravatá, aproveitando os festejos carnavalescos para promover o disseminar de informações acerca do enfrentamento da violência contra a mulher. O respeito é bom, todo mundo gosta, lembrando sempre e fomentando a campanha do Não é Não. E dos canais de denúncia, que é o 180, 190, aí a massificação dessa formação nos carnavais, nos festejos. Lembrando que todos os estabelecimentos estão recebendo a gente de forma muito positiva, trazendo e fomentando que todos os lugares precisam estar empenhados nesse enfrentamento à violência contra a mulher, para massificar a informação e ratificar o compromisso de todo mundo”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)