Casa da Juventude de Gravatá trabalha saúde mental com jovens

Tags: , , , , ,
Publicado em 27 de março de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Assistência Social e Juventude

Iniciativa foi uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social e Juventude, em parceria com a Secretaria de Saúde, e teve a participação de psicóloga do CAPS II 

 

 

Jovens de Gravatá tiveram a oportunidade de participar da oficina “Mudanças e Saúde Mental: Do Corpo à Vida”, na tarde da quarta (26), na Casa da Juventude. 

 

 

Na dinâmica, cada um dos jovens falou sobre as fases da vida, desde a infância, passando pela adolescência, que é a fase atual de muitos deles, e os sonhos e expectativas para a fase adulta num futuro próximo. 

 

 

Nathaly Lima, psicóloga do CAPS II, foi a mediadora da oficina e ela explicou que “a gente trouxe uma dinâmica sobre as fases da vida deles, que são infância, adolescência e fase adulta para os adolescentes percorrerem esse caminho e falar sobre todo o processo, essa transição de infância para adolescência, de adolescente para adulto, porque alguns aqui já têm 18, 19 anos, para eles refletirem, falarem sobre perdas, ganhos, experiências e responsabilidades. Refletir sobre o passado e trabalhar expectativas e sonhos futuros. Trabalhar o emocional, as responsabilidades que essa fase daqui por diante traz e aprender a lidar com essas mudanças”.  

 

Para Ramon Jhonata, 18 anos, garçom, a oficina é uma forma de evoluir como pessoa. “Para mim que já estou na Casa da Juventude há uns 3 anos, já estou acostumado com esse tipo de dinâmica, eu sinto que é de fato importante, porque a forma que eu consigo me expressar bem atualmente é por conta dessas dinâmicas e eu sinto que mais pessoas precisam se abrir, conseguir se expressar e se impor em público. Então acredito que essas dinâmicas são de grande importância”. 

 

Sávio Lima, coordenador da Casa da Juventude, explicou que “o intuito de trazer essa oficina foi para fazer com o jovem, além de se conhecer, lembrar um pouco da sua essência. Trazer um pouco do seu passado, seu presente, desabafar, e saber o que ele quer do seu futuro, como ele quer ser e como ele quer ser visto. Aqui, graças a Deus, eles conseguiram explorar e ser ouvido, que é o principal. Nessa gestão do Padre Joselito que graças a ele vem trazendo vários eventos, como na semana passada trouxe o curso de ovos de Páscoa e teremos um espaço na Vila de Páscoa para esses jovens comercializarem o produto, trazendo mais oportunidade para os jovens daqui de Gravatá”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS