Bem em frente aos casarões seculares, Vila é uma das atrações mais queridas pelas famílias em festas do calendário cultural da Suíça pernambucana
A Vila da Páscoa de Gravatá, que traz o tema “Um Tempo de Esperança e Celebração”, é uma das atrações mais procuradas pelas famílias, pois nela são encontradas música, feira de artesanato e delícias vendidas nas casinhas charmosas que já são a cara dos períodos festivos na cidade.
Na Sexta-feira da Paixão (18), a programação contou com apresentações da Igreja Assembleia de Deus Bom Refúgio e da 1ª Igreja Batista de Gravatá, com teatro e corais que fascinaram o público presente.
Além das atrações culturais e religiosas, o evento também tem a participação de diversos expositores locais, como a Feira de Artesanato com artesãos gravataenses, as mulheres da Secretaria da Mulher com a venda de chocolates, a Papel Grafia com a casa temática, a ODIP e Serc, a Locallink, a academia Selfit, Nany com chocolates, Jayany com sorvetes, Juliana com chocolates, Caseirinho da Alice, Camarão & Cia e a Casa Mendez, promovendo seus produtos e serviços à comunidade.
O artesão Gabriel Hippie, que divide uma das casinhas com Luiz Carlos, que vende produtos Divinos, agradeceu a oportunidade de estar entre os expositores. “Eu quero fazer um agradecimento especial ao Eudes e à Cristhine, que deram a maior atenção tanto a mim, quanto ao nosso amigo também aqui, que forneceu essa casinha para nós colocarmos nossos artesanatos. Eu que já venho desde dos anos 1960 e 1970, no movimento hippie da época, já trabalho com artesanatos já há 53 anos, e agora tive a oportunidade de participar da Vila da Páscoa, aqui com a Feira de Artes e Artesanatos. Estou muito feliz. Agradecer também à prefeitura, em modo geral, ao Padre Joselito por essa oportunidade que ele está cada dia mais inovando o progresso da nossa cidade e foi muito importante, tanto para mim como para todos os artesãos. Sempre que a gente tem uma oportunidade que o poder público lembra de nós nessa parte, a gente fica muito feliz, porque é uma oportunidade que favorece muito ao artesão”.
José Eudes, diretor de Cultura de Gravatá, disse: “Chegamos ao segundo dia da Vila da Páscoa com uma nova conotação religiosa, trazendo uma mensagem de paz, amor e trazendo a família. E de modo especial, nossa programação hoje reúne a comunidade evangélica para louvar o Senhor nessa Sexta-feira da Paixão. No sábado, dia 19, no domingo, dia 20, nós teremos um momento muito especial para as nossas crianças e toda a família, porque será um momento lúdico com o Desfile de Páscoa, que sairá da Praça da Matriz, às 18h30, tendo como destino final aqui a Vila de Páscoa, onde será uma grande confraternização da alegria, com muito chocolate através das barracas que estão comercializando, também com muito social, também através da Casa da ODIP, da Casa do SERC, a Feira de Artesanato, então vai ser muita coisa boa para ser aproveitado deste sábado e domingo de Páscoa”.
A realização da Vila da Páscoa é da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco pela Fundarpe.
A programação da Vila da Páscoa segue até domingo (20). Confira:
19 de abril – Sábado:
17h – Feira de Artesanato e recreação com a Kombiteca
18h – Peça Teatral “Clamor dos Anjos”
18h30 – Desfile de Páscoa com a concentração na Praça Matriz de Sant’Ana/ Destino: Vila de Páscoa
Participação especial: Academia de Dança Attitude, Expressão Independente Fábio Lima, Alma Núcleo de Dança Alberto Lima, Fyamma Gabriella, Studio de Dança Juninho Araújo, ICETAG e Netto Escola de Música.
20 de abril – Domingo:
17h – Feira de Artesanato e recreação com a Kombiteca
18h – Peça Teatral “Clamor dos Anjos”
18h30 – Desfile de Páscoa com concentração na Praça Matriz de Sant’Ana/ Destino: Vila de Páscoa
Participação especial: Academia de Dança Attitude, Expressão Independente Fábio Lima, Alma Núcleo de Dança Alberto Lima, Fyamma Gabriella, Studio de Dança Juninho Araújo, ICETAG e Netto Escola de Música.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) e cortesia SECTURCEL