Essa visitação é uma maneira de investir na formação continuada dos seus educadores, promovendo práticas inclusivas e de qualidade para todos os alunos da rede municipal
Encerrando o mês de atividades de conscientização do autismo, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Recrearca, promoveu nesta segunda-feira (28) uma enriquecedora visita técnica para os educadores da Educação Inclusiva do município. O encontro, que ocorreu na sede da Recrearca, teve como objetivo proporcionar novas experiências, aprendizagens práticas e acesso a recursos que possam ser aplicados em sala de aula.
Durante a visita, os participantes exploraram um espaço dinâmico e interativo, repleto de brinquedos educativos sustentáveis, pensados especialmente para estimular o desenvolvimento de crianças com necessidades especiais. A iniciativa busca capacitar os educadores para que possam confeccionar materiais e atividades inovadoras, levando mais novidades e recursos diferenciados para as salas de apoio.
Uma das novidades apresentadas foi a sinalização adaptada para autistas não verbais, contribuindo para a comunicação e a inclusão no ambiente escolar. Os profissionais também vivenciaram momentos de interação com animais, uma experiência que reforçou a importância da natureza e do cuidado para o desenvolvimento emocional e social dos estudantes.
Cecília Freitas, diretora executiva da Recrearca, destacou que: “Eu trouxe esses professores para que eles possam observar o que é que a gente pode fazer com materiais recicláveis, o que a gente pode utilizar na sala de aula. Eu estava estimulando os professores para que eles possam usar a criatividade porque tem substituição de brinquedos e podem fazer trabalhos maravilhosos e, principalmente, colocar ideia de inclusão nos brinquedos. Aqui a gente tá com um material de sinalização para os autistas não verbais, então todo o espaço, tô mostrando a elas, que tem sinalização para autistas não verbais, para que eles possam também curtir e vivenciar a experiência de uma forma integral, que eles possam entender”.
Amanda Monteiro, coordenadora da Educação Inclusiva, falou dessa proposta: “A Educação Inclusiva hoje traz os professores do AEA aqui para a Recrearca. Esse espaço que tem essa ideia linda colocada realmente em prática de tornar materiais reutilizáveis em recursos pedagógicos, em brinquedos, e aí a gente veio para aprender um pouquinho com eles para levar isso para as nossas salas de recursos, para as nossas escolas e também para conhecer o espaço que ele têm aqui e que a gente pode também estar trazendo as nossas crianças para viver esse momento e esse contato com a natureza, que é tão importante para as nossas crianças autistas também. E aí a gente está encerrando hoje as atividades do nosso calendário, do mês de conscientização do autismo, com essa atividade”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)