Órgãos municipais trabalharam em esquema de plantão para garantir tranquilidade e segurança aos moradores e visitantes
Apesar de não ter acontecido a tradicional festa de Carnaval neste ano em Pernambuco, em Gravatá, a Agência Municipal de Meio Ambiente junto com as secretarias municipais de Saúde e de Segurança e Defesa Civil, realizaram plantão ao longo dos quatro dias, quando foi registrado aumento de movimentação no município.
Os órgãos fiscalizadores, que atuaram entre os dias 25 de fevereiro e 02 de março, foram a Agência Municipal de Meio Ambiente – AMMA, a Vigilância Sanitária – VISA, a Guarda Civil Municipal – GCM e o Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Gravatá – DMTTRANS.
Com o objetivo de disciplinar a atividade de bares e restaurantes do entorno do Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa – HPVP e outros locais, três agentes da Agência Municipal de Meio Ambiente realizaram ação na madrugada da sexta-feira (25) para o sábado (26) para fiscalizar poluição sonora.
A ação, que contou com o apoio da Guarda Civil Municipal – GCM e da Polícia Militar de Pernambuco – PMPE, teve três autos de infração de advertência lavrados para que os proprietários dos estabelecimentos, que infringiram a Lei Orgânica do Município de Gravatá, possam requerer licenciamento ambiental apresentando solução acústica e com o prazo para se regularizarem em 30 dias.
Já a Vigilância Sanitária de Gravatá realizou ação de fortalecimento do combate à Covid-19 no município, entre os dias 25 de fevereiro e 1° de março. Não houve registros de intercorrências relacionadas ao descumprimento do Decreto Estadual nº 52.249 de 8 de fevereiro de 2022, ao Decreto Municipal nº 010/2022 de 14 de fevereiro de 2022, e à determinação do Ministério Público de Pernambuco – MPPE. Ao todo, 136 estabelecimentos foram visitados no período do carnaval e não houve registro de notificação.
A Guarda Civil Municipal realizou o plantão de Carnaval entre a sexta-feira (25) e a segunda-feira, dia 1º de março, com o revezamento de 15 guardas municipais em cada dia, divididos entre a manutenção da ordem, proteção ao patrimônio e fiscalização de trânsito. Não houve intercorrência. O serviço transcorreu dentro das normas e o Departamento de Trânsito e Transportes de Gravatá não registrou acidentes no mesmo período.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Vigilância Sanitária de Gravatá