Além de palestra sobre o tema, moradores têm atendimento da Secretaria de Saúde e emissão da carteira de vagas especiais fornecida pelo Departamento de Trânsito de Gravatá
Gravatá está vivendo a Semana Nacional de Trânsito até o próximo dia 25 e dentro da programação, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil e Departamento Municipal de Trânsito e Transportes – DMGTTRANS, realiza ação educativa junto à população na Praça da Matriz.
O tema da campanha deste ano é “Desacelere – seu bem maior é a vida”. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar motoristas, motociclistas, pedestres e toda a sociedade sobre a importância de adotar atitudes responsáveis no trânsito, como por exemplo reduzir a velocidade, respeitar as normas de circulação e priorizar a vida.
José Agostinho dos Santos, diretor de Trânsito de Gravatá, detalha a ação que teve início na sexta (19). “Estamos exatamente na Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro. Aqui na Praça da Matriz, o Departamento de Trânsito de Gravatá está realizando ações voltadas à educação do trânsito, incluindo a apresentação dos Bombeiros hoje e nesta terça-feira teremos o SAMU. Estamos aqui com um estande da Secretaria de Saúde, medindo a pressão do pessoal, atendimento médico, o Departamento de Trânsito está na rua com ação de educativa, pedindo às pessoas e mostrando que se cada um usar os equipamentos corretamente, usar o seu veículo corretamente, o pedestre atravessar a rua na faixa de pedestre, tudo isso contribui para o melhoramento do trânsito e o trânsito somos todos nós. Precisamos desacelerar, porque o bem maior é a vida. Além disso, o Departamento de Trânsito está com seu estande emitindo o cartão de idosos e deficientes para o uso das vagas especiais. Nós vamos continuar aqui na próxima semana, até o dia 25, das 9h às 12h”.
Entre as ações realizadas na Praça da Matriz, está a simulação de sinistro de trânsito. Pedro Sérgio da Rocha, marceneiro, morador do bairro do Cruzeiro, utiliza moto como meio de transporte. Ele estava passando na Praça da Matriz e foi convidado para ser voluntário na ação do Corpo de Bombeiros. “Achei importante participar dessa ação, porque a gente vê muitos acidentes no trânsito aqui em Gravatá. Eu achei muito interessante e aprendi também alguma coisa. É importante a gente saber como é que faz, principalmente o pessoal socorrista. É importante para a cidade isso. Fui pego de surpresa, eu não sabia, mas está valendo, para ajudar o povo, o próximo, está valendo. Todo mundo ter consciência no trânsito, capacete amarrado no caso de moto, que é muito perigoso”.
O bombeiro José Ricardo, do 1º Grupamento de Bombeiros de Gravatá, aproveitou para fazer um alerta à população. “O importante nessa ação é a educação, então quanto mais educação, quanto mais informação, esse tipo de evento aqui, eu acredito que é isso que vai fazer reverter esse quadro que a gente está vivendo no momento. Tem muitos sinistros e bastante com motos, sendo 90% desse tipo de veículo. A gente sabe que acidentes com motos deixam a gravidade bem bem forte e quanto mais as pessoas evitarem de se encontrar com a gente, é melhor. Eu quero deixar um recado para a população, principalmente os motoqueiros: que tenham prudência e quanto mais evitar o contato com o bombeiro em relação a acidentes já consumados, melhor. Em relação à prevenção, em relação à orientação, estamos sempre à disposição”.
Letícia Cavalcanti, agricultora, moradora do Sítio Carapotós, é mãe de Leonilson Cavalcanti, que é autista e completa 4 anos no próximo mês. Ela foi uma das pessoas que tirou a carteira de vaga especial. “Eu achei ótimo esse tipo de ação, porque a gente precisa, a gente precisa ter mais prioridade no lugar onde a gente chega com nossas crianças especiais. Tendo essa carteirinha fica mais fácil para a gente. Estou agradecida e que mais ações assim venham pra gente ser beneficiado”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)