Prestação de contas foi apresentada com resultados bastante positivos alcançados pela gestão do prefeito Joselito Gomes nas ações da saúde
Para mostrar seus esforços com transparência à população gravataense, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou, nesta quinta-feira (31), em audiência pública na Câmara de Vereadores do município, a prestação de contas dos serviços e ações referentes ao terceiro quadrimestre de 2021, que correspondem aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.
No primeiro momento, as apresentações, de forma esclarecedora e detalhada, foram realizadas por integrantes que compõem a Saúde do município.
Jairo Teixeira, coordenador da Atenção Primária em Saúde, a diretora da UPA, Ana Araújo, e a coordenadora de Vigilância em Saúde, Tárcila Saborido, apresentaram o balanço com ações, resultados impactantes e positivos de cada uma das áreas de sua responsabilidade.
Compuseram a mesa o secretário de Saúde, José Edson, e secretária executiva de Saúde, Maria Araújo, que faziam observações relevantes durante a apresentação da prestação de contas.
Também estiveram presentes integrantes da gestão municipal, do Conselho Municipal de Saúde e os vereadores Zé da Saúde, Gil Dantas, Régis da Compesa e Léo do Ar, que também é presidente da Câmara dos Vereadores de Gravatá.
Léo do Ar, vereador e presidente da Câmara Municipal de Vereadores, falou em nome de todo poder legislativo da cidade: “Uma audiência pública hoje tirando dúvidas, tirando várias indagações do parlamento municipal, do próprio público presente e respostas contundentes. As respostas da Secretaria de Saúde foram de grande maestria para todo público presente e para nossa Câmara. Nós saímos daqui com o dever cumprido, onde nos fazemos presente, fazemos jus do nosso mandato, que é cobrar da Prefeitura Municipal, cobrar do Fundo Municipal de Saúde para aí sim dar qualidade de vida para o nosso povo e nossa gente”.
Por fim, foi mostrada a Aplicação em Saúde – LC 141/2012 sobre as receitas líquidas de impostos e transferências constitucionais e legais no valor de R$127.126.064,10; o total de despesas com recursos próprios em saúde referentes ao valor de R$21.902.625,21 e a porcentagem de participação das despesas próprias com saúde na receita de impostos e transferências constitucionais legais, que foi de 17,23%.
José Edson, secretário de Saúde, disse: “Estamos na Câmara de Vereadores finalizando a prestação de contas de 2021 do último quadrimestre, onde apresentamos os dados do último quadrimestre e um resultado final de 2021. Isso é importante, porque é o compromisso do nosso prefeito Joselito Gomes com a população, de ter a informação e se apropriar dessa informação, não só dos serviços que foram executados, mas também como a questão financeira dos recursos que chegaram na saúde. Até porque a prefeitura tem esse compromisso de investir 15%, mas nós fomos a 17,23% de investimento na área da saúde. É lógico que saúde é fundamental para a população e é prioridade do governo de Joselito. É importante a população estar ciente de todas as questões da saúde para poder saber o que nós temos e se precisar para onde ela vai. É importante que todo mundo tenha essa consciência que a Saúde está funcionando com essa dedicação às pessoas, graças à ideia e ao princípio do prefeito que nós temos em Gravatá”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)