Secretaria Municipal de Saúde tem o cuidado permanente ao longo do ano com o público feminino e reforça as informações sobre a doença neste mês
A campanha Outubro Rosa, que conscientiza sobre os cuidados para prevenir o câncer de mama, existe desde o início da década de 1990 no mundo e no Brasil desde 2002.
A gestão municipal de Gravatá tem o cuidado ao longo do ano com a saúde da mulher e neste mês dedica atenção especial na prevenção a esta doença que é a mais comum entre o público feminino.
Na manhã da segunda (13), a Clínica da Mulher, equipamento de saúde do SUS de Gravatá, realizou ação especial voltada para esta campanha, com palestra educativa sobre causas, sintomas e tratamento da doença, além de informações sobre o atendimento da unidade.
Taciana Oliveira, comunicóloga, tem 52 anos e é moradora do bairro Porta Florada. Ela é uma das usuárias do SUS de Gravatá que é atendida pela Clínica da Mulher. “Aqui não é só uma clínica, como eu digo, aqui a gente tem toda essa rede de apoio. Eu fui para a endocrinologista, ela viu um nodulozinho na tireoide, ela já fez uma investigação com isso, já mandou para mastologista. Então um profissional já encaminha para outro e a gente não se desloca para outro lugar para ter exatamente esse apoio. O que não é feito aqui, eles encaminham, e não é por longo prazo. Eu sei que eu fui curada, assim, no pulo do gato, porque se tivesse demorado, talvez, eu não tivesse nem dando esse tipo de depoimento, estaria dando outro tipo de depoimento, porque foi um BI-RADS (sistema de classificação usado por radiologistas para padronizar a descrição de achados em exames de imagem das mamas) realmente alto para uma pessoa que fez a primeira vez. Eles têm uma equipe que trabalha o ser humano por completo. Estava com problema na tireoide, achava que era só com endocrinologista e ponto, mas elas disseram vamos investigar, ver se tem mais alguma coisa, e realmente estava já com nodulozinho lá na mama. Então, só tenho gratidão”.
Vanice Magalhães, coordenadora da Clínica da Mulher, falou sobre o serviço desta unidade de saúde tão importante na vida da gravataense. “A questão do câncer de mama é urgente e é pra ontem. O Instituto do Câncer do Brasil mostrou que em 2025 a gente tá com expectativa de 70 mil novos casos. Então a gente precisa urgentemente tratar essas mulheres e fazer o diagnóstico precoce. A ultrassonografia, a mamografia, o autoexame, por isso que a clínica da mulher está estruturada e se estruturando e implementando os serviços para que possamos receber essas mulheres que estão com aquela ansiedade, nunca fez exame ou fez e deu alguma alteração, mas que venha, busque, pode vir de forma espontânea pela via Unidade Básica de Saúde, mas que a gente está aqui de portas abertas para fazer o acolhimento, o atendimento e dar o seguimento a essas mulheres. Funcionamos de 7h às 16h, de segunda a sexta, com atendimento de enfermagem com citologia e solicitação de ultrassonografia, atendimento de obstetrícia, ginecologia, endocrinologia e mastologia. A gente tem também uroginecologia, que é a especialidade da ginecologia, a gente tem o atendimento de cirurgia obstétrica e de cirurgias ginecológicas, e a gente tem o serviço de apoio, que é o serviço social, psicologia, enfim, então nós estamos aqui de porta aberta”.
Na próxima quinta (16), será realizado o Dia D do Outubro Rosa na Clínica da Mulher, com Odontomóvel, fisioterapia com ventosaterapia e massagem, palestra e apresentação de dança a partir das 8h30.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)