Contribuinte é o grande beneficiado pelo pagamento do IPTU em Gravatá

Tags: , , , , ,
Publicado em 07 de abril de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Muitas pessoas já entenderam a importância do imposto para a realização de obras que trazem impacto direto na qualidade de vida de todos

 

 

Em pouco mais de um ano, a Prefeitura de Gravatá tem feito obras e ações que têm beneficiado pessoas de todos os lugares, tanto na cidade, quanto na zona rural, graças ao pagamento do IPTU pelo contribuinte. 

 

 

O agricultor Severino Silvestre de Melo, de 59 anos, é uma dessas pessoas satisfeitas com o trabalho da gestão municipal. Graças ao pagamento do IPTU, ele e a família são beneficiados com a chegada da água potável na cisterna de sua casa, no Sítio Várzea Grande, elemento muito fundamental na vida de quem mora e trabalha no campo. “Acho que nunca vi uma gestão trabalhar tanto com o povo como essa. Para todo mundo está muito bom: água, estrada e, continuando do jeito que está, será uma bênção. Água é o básico que todo mundo precisa”. 

 

 

A mesma satisfação é sentida pelo agricultor Valdecir Francisco de Melo, de 71 anos. Ele é morador do Bairro Novo, uma das localidades beneficiadas diretamente com a obra da Ponte Radial II, que segue em ritmo acelerado. “É muito importante uma obra dessa, pois agora o trânsito vai ficar uma maravilha, principalmente na Amaury de Medeiros. É uma obra muito bem feita e eu agradeço ao prefeito. Só aqui nessa obra, quantos empregos foram para esse povo? E essa é uma benfeitoria que vai ficar para a cidade”.  

 

 

O morador de uma das ruas do Loteamento do Cruzeiro, Antônio Souza, não acreditou quando viu a máquina niveladora passando na porta de sua casa. O acesso dos moradores e de veículos estava prejudicado e, com o serviço, a mobilidade na área melhorou. “Até hoje, a gente falava e ninguém atendia o nosso pedido, e agora o prefeito atendeu o nosso apelo. Aqui estava um desastre, não entrava carro, era muito ruim o acesso e agora melhorou e muito, nós estamos bastante agradecidos por isso”, disse.

 

 

A aposentada Helena Paulino da Silva, de 74 anos, é moradora há 33 deles da Rua da Batatinha, que está passando por obras de drenagem e pavimentação, uma promessa de gestões passadas, mas que só agora, na atual gestão municipal, é uma realidade na vida das pessoas.

 

 

Ela declarou que “paguei o IPTU ano passado e já comecei a pagar o deste ano, porque merece. Cheguei aqui numa quarta-feira, no dia 12 de janeiro de 1989, e essa rua estava no caderno constando como calçada há 20 anos. Agradeço a essa gestão demais”.  

 

O secretário de Finanças de Gravatá, Fábio Romero, reforça que o pagamento do imposto é um investimento na própria cidade. “O IPTU é o único imposto que todo recurso fica no próprio município, então o benefício vem para a própria cidade. Se não tomarmos conta das finanças, todo recurso que entra na Prefeitura vai ser exclusivamente para pagar as despesas e vai faltar para investimento, ou seja, não será possível fazer melhorias no município. Todos os demais impostos que pagamos vem um percentual para a cidade, não vem na sua integralidade. Estamos alertando para criar essa cultura do compromisso das pessoas com a cidade. Cada cidadão que paga seu IPTU aqui está mostrando que acredita na gestão e está vendo o resultado do que está sendo feito”.  

 

 

Para que o trabalho continue, é preciso que cada um faça sua parte. O contribuinte pode pagar seu IPTU em até 8 vezes ou na parcela única e ganhar descontos que podem chegar a 20%. 

 

 

Para os casos que apresentaram inconsistências nos lançamentos com a base de dados da Prefeitura, terão o pagamento da cota única ou da primeira parcela do IPTU e das taxas de licenças e ISS para os profissionais autônomos, prorrogado para o dia 1º de maio de 2022. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço e Marcone Barros (SECOM)

Imagens aéreas: Eliese Henrique (Monitore)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS