Parceria entre a Prefeitura de Gravatá e a Escola de Dança e Produções Artísticas tem rendido apresentações inesquecíveis no período natalino do município há alguns anos

O Natal de Gravatá é um dos maiores do Nordeste e manter esse título requer muito trabalho dos profissionais envolvidos. O espetáculo de ballet aéreo é um dos mais esperados pelo público que está na cidade nesta data e, em 2025, o tema será “Receba as Flores que te Dou”.

Os personagens principais serão os pais do Menino Jesus: José e Maria. Para interpretá-los, a Escola de Dança e Produções Artísticas – MOWA deu início, na noite da sexta (07), no auditório da Secretaria de Educação, ao processo de seleção do casal que vai protagonizar o espetáculo.

A partir de agora, serão realizadas diversas dinâmicas para encontrar quem serão José e Maria, como explicou Wanderson José, diretor geral do espetáculo. “Hoje nós temos o primeiro encontro para explicar o roteiro, explicar o processo, como vai ser e agora nós teremos uma entrevista com uma pergunta, que eles vão nos dizer porque eles estão aqui e porque eles querem ser o personagem do espetáculo. É uma simples pergunta só para a gente ver eles falarem com o coração e aí começa o processo teatral, dança, rua, muita coisa pela frente ainda. Vamos acompanhar e então escolher o casal dessa apresentação”.
Ewerton Santos, Mister Teen Gravatá 2026 e que interpretou o personagem Inácio por dois anos seguidos, passou por uma seleção semelhante e foi dar apoio aos inscritos. “Passei por esse processo e vim aqui conversar um pouco com eles até para acalmar mais essa ansiedade, que eu sei que quando eu vim fazer esse mesmo processo que eles estão fazendo, a ansiedade estava alta. E eu vim aqui conversar com eles, falar para eles aproveitarem esse processo, que é uma coisa que eu queria muito era ter aproveitado e eu aproveitei apenas no outro ano. É isso, eu vim dizer para eles aproveitarem tudo, porque não é só bonito, mas é mágico e não só transforma eles, mas transforma a vida deles”.
Hérika Araújo, roteirista do espetáculo, está ansiosa pelo processo de escolha em que ela, Wanderson José e a diretora e coreógrafa, Lucianna Souza, vão fazer. “Sempre é um presente o espetáculo, dessa vez uma homenagem também a tantas famílias que trabalham com as flores, as fazendas, que é uma vocação econômica de Gravatá, isso é muito importante, onde a cultura se mistura aí com a economia e vai dar esse belíssimo espetáculo. E a expectativa realmente agora é qual a carinha vai ter José e Maria, que vai contar a história de amores e vai relacionar com as flores”.
Marllon Lima, secretário municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, enaltece mais essa parceria com a MOWA e o fato de que o Natal de Gravatá é feito por gravataenses. “Mais um ano a gente está inovando no Natal de Gravatá e escolhendo um protagonista através de um concurso cultural. Muitas inscrições, superou as expectativas, assim como na época quando escolhemos o Inácio, e a gente espera que realmente que vençam melhor, mas todos que estão aqui têm muito talento, a gente sabe que tem um perfil de cada um, se encaixa no papel ou não, mas como aconteceu com o Inácio. Alguns que não ficaram no papel principal, mas foram integrados no espetáculo, até porque a gente sempre faz questão: é 100% Gravatá. E os rostos que estão aqui hoje, a gente vê que é todo mundo daqui da terra, isso nos enche muito de orgulho. Isso é só o pontapé inicial, o planejamento já vem há muitos meses, mas já já a gente vai saber quem vai ser Maria, quem vai ser José, os grandes protagonistas desse nosso espetáculo”.


O secretário de Comunicação Social e Imprensa de Gravatá, Rodolfo Lima, também esteve presente no evento que deu a largada para a escolha de José e Maria.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)