Série de reportagem: Reunião semanal com agentes visitadores Programa Criança Feliz de Gravatá mantém qualidade de atendimento às famílias assistidas

Tags: , , ,
Publicado em 13 de novembro de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

A Secretaria de Assistência Social e Juventude acompanha os estagiários para alinhamento, monitoramento, formação e capacitação da equipe

 

 

Em janeiro de 2021, quando uma nova gestão municipal assumiu o Poder Executivo de Gravatá, o Programa Criança Feliz, do Governo Federal, estava parado.

 

 

Essa realidade começou a mudar a partir do momento em que a então secretária municipal de Assistência Social e Juventude na época, Viviane Facundes, conseguiu reativá-lo e as famílias que têm crianças de 0 a 6 anos de idade que são cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de gestantes e crianças de 0 até 3 anos cadastradas no Número de Identificação Social (NIS) puderam ter contato com este direito.

 

 

Daquele momento em diante, Gravatá trilhou um caminho de atenção voltado para o desenvolvimento da primeira infância por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), um dos braços de apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Juventude.

 

 

Depois que o atendimento foi retomado, o programa ganhou a confiança das pessoas paulatinamente e hoje são aproximadamente 700 famílias assistidas, com visitas quinzenais.

 

 

Para que o Criança Feliz em Gravatá mantenha a qualidade do atendimento para as famílias assistidas pelo programa, a prefeitura realiza reuniões semanais com os 35 estagiários, que atuam também como agentes visitadores, são estudantes dos cursos de pedagogia, psicologia, assistência social e direito. 

 

 

Os encontros, que trabalham alinhamento, monitoramento, formação e capacitação da equipe, reforçam o compromisso que a gestão municipal tem com a população gravataense, para melhorar cada vez mais este serviço.

 

 

Patrícia Santos é coordenadora do Programa Criança Feliz e Josinaldo Leão é o supervisor. “Nós atuamos nesse papel de acompanhar as visitas periodicamente, a cada 15 dias, junto aos visitadores do programa Criança Feliz e queremos dizer que o programa vem se destacando. Nós fazemos parte de uma pesquisa nacional e isso faz com que a eficiência e a valorização dos profissionais da assistência faz com que o programa cresça e se desenvolva e que essas famílias continuem o acompanhamento pleno”. 

 

 

A atual secretária municipal de Assistência Social e Juventude, Gorete Silva, dá continuidade ao trabalho iniciado, em 2021, por Viviane Facundes, e que foi dado sequência por Viviane Sanjurjo. Para Gorete, a postura de interesse e responsabilidade social norteou a evolução do Programa Criança Feliz em Gravatá. “Nós estamos aqui alegres, reunidos com o Programa Criança Feliz, com tudo que ele proporciona às famílias, e queríamos também cada vez mais esclarecer o tamanho desse programa, porque no início da gestão do prefeito Joselito, em 2021, esse programa estava parado. E aí, na época, a Secretária de Assistência Social, que era Viviana Facundes, ela foi atrás, ela reativou o programa, e o programa vem sendo tratado com uma maestria, que hoje nós somos palco nacional, e estamos escolhidos no estado de Pernambuco para ser divulgado o trabalho que é feito aqui em Gravatá. Então, isso nos fortalece e fortalece essa equipe de visitadores que está na ponta, que trabalha com tanto amor, com tanta dedicação, que muda a vida dessas famílias, dessas crianças que são acompanhadas e que os recebem de braços abertos. Então, a nossa palavra é gratidão, gratidão a todos que vieram nessa caminhada, que abriram, que acreditam no programa a todas as famílias que abrem suas portas e que recebem esses visitadores e que participam da sua vida numa crescente para essas crianças. Dignidade é o nome desse projeto”.

 

 

Na segunda reportagem da série  “Criança Feliz: Cuidando do futuro desde o começo”, será explicado como funciona o programa em Gravatá, que teve o atendimento ampliado para a zona rural do município, quais são os objetivos dele e de que forma ele contribui para o crescimento saudável das crianças desde os primeiros anos de vida. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS