Encontro promoveu dinâmicas, discussões e atividades voltadas à valorização da cultura africana
A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher e da Diretoria de Igualdade Racial, realizou, nesta terça-feira (18), no auditório da Secretaria de Educação uma formação dedicada ao Letramento Racial, aos estudantes do 7º ano da Escola Capitão José Primo de Oliveira.

A capacitação foi ministrada por Íris Barbosa, mestra em História e diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Educação. O encontro teve início com uma dinâmica interativa e seguiu com atividades reflexivas sobre a consciência negra, cultura africana e as diversas formas de manifestação do racismo na sociedade.

Segundo Íris, o letramento racial é um conjunto de práticas educativas que nos ensina a reconhecer e compreender o racismo em suas variadas formas, além de fortalecer ações concretas de enfrentamento. A formação integra o calendário municipal de ações do Novembro Negro, mês dedicado ao debate, valorização e ampliação das políticas de igualdade racial.
Ester Gomes, secretária da Mulher, destacou que: “Essa relação com a escola é muito importante. A gente compreende que meninas e meninos precisam discutir e falar sobre esse tema, porque isso também é uma forma de enfrentar o racismo e de compreender a história do nosso país. Muitas vezes, coisas que parecem simples precisam ser desconstruídas e deixarem de ser ditas, e é justamente por isso que entra a importância do letramento racial. Para isso, contamos com uma pessoa totalmente habilitada, que é a professora Íris. Neste momento, estamos com os alunos do sétimo ano da Escola Capitão José Primo de Oliveira, então já deixo aqui o agradecimento à diretora Silvinha. A Secretaria da Mulher e a Diretoria de Igualdade Racial, buscam envolver o maior número de pessoas, entendendo a grande importância de desenvolver essas atividades não apenas no mês de novembro, mas durante todo o ano, embora agora estejamos dando ênfase especial ao Dia da Consciência Negra”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)