Realizada pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher e do Núcleo de Igualdade Racial, atividade destacou história, simbolismo e práticas do uso do turbante

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher e da Diretoria de Cidadania e Diversidade do Núcleo de Igualdade Racial, promoveu na noite da segunda (17), a oficina “Tecidos e Torções que Contam Histórias: A linguagem do Turbante”, no GAMM, com a participação do grupo Mães do Sol.

A atividade foi conduzida por Joyce Melissa, diretora de Cidadania e Diversidade do Núcleo de Igualdade Racial da Secretaria da Mulher, e por Débora Fernandes.

O encontro teve como objetivo fortalecer a valorização da identidade, da ancestralidade e da cultura afro-brasileira por meio do turbante, símbolo de resistência, espiritualidade e expressão cultural.

Segundo Joyce Melissa, a oficina foi construída em dois momentos complementares. “Iniciamos com o contexto histórico e a importância do turbante na valorização da cultura africana e afro-brasileira e sua simbologia espiritual. Depois fomos para a prática do turbante e conversamos um pouco sobre o que cada turbante representa”.


Durante a atividade, as participantes puderam conhecer diferentes formas de amarração, compartilhar experiências e refletir sobre a representatividade e o significado do turbante na vida das mulheres negras. A oficina integrou a programação do Mês da Consciência Negra, voltado à promoção da igualdade racial e do empoderamento feminino no município.

Programação Mês da Consciência Negra:
19 de Novembro
08h – OFICINA LETRAMENTO: Escrita Criativa: Enegrecendo a História
Com Academia Literária Marginal Poetas do Sol
Local: Secretaria da Mulher
15h – OFICINA URBANAS: Os Passos da Resistência: Das Periferias ao Mundo
Com Nohan Ricardo
Local: EREM Cleto Campelo
20 de Novembro
Celebração do Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e Consciência Negra
24 a 28 de Novembro
EXPOSIÇÃO: Para Oyá
Horário: 08h às 17h
Com Daphne Ferrão (Ilá)
Local: Secretaria da Mulher
10 a 30 de Novembro
EXPOSIÇÃO: Jurema é Minha Madrinha
Horário: 09h às 17h
Local: Museu Vagão
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Cortesia GAMM e Secretaria da Mulher de Gravatá