Encontro Cultural celebra a Capoeira e valoriza cultura afro-brasileira em Gravatá

Tags: , , , ,
Publicado em 22 de novembro de 2025, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Instituto Abdalaziz de Moura e Grupo de Capoeira GDM reúnem mestres, alunos e comunidades para homenagens, apresentações e entrega de cordões com apoio da Prefeitura

 

 

 

O Instituto Abdalaziz de Moura e o Grupo de Capoeira Dança da Morte (GDM), do Mestre Lampião, realizaram, na tarde do sábado (22), na Academia das Cidades, no bairro do Salgadão, o 1º Encontro Cultural Muitas Histórias para Contar. A Prefeitura de Gravatá deu apoio ao evento, por meio das Secretarias de Comunicação Social e Imprensa, Segurança e Defesa Civil pela Guarda Civil Municipal e de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer.

 

 

Apresentações de dança, homenagens e, lógico, muita Capoeira com a participação de comunidades de outras cidades e estados, além da entrega do cordão dos alunos que participaram das aulas no decorrer do ano. 

 

 

Janaína Gonçalves, coordenadora geral do Instituto Abdalaziz de Moura, recebeu homenagem pela instituição. “Esse evento é um resultado de tantas atividades que eles desenvolvem, então a entrega do cordão é um reconhecimento para que essas pessoas possam ter esse passo, esse reconhecimento, essa valorização, através dessa atividade que é a capoeira. Então o instituto fortalece essa cultura e vivencia isso diariamente e traz apoia toda a arte e toda a dimensão que a Capoeira fortalece”.

 

Yuri Henrique de Oliveira, educador do Instituto Abdalaziz de Moura, ensina Capoeira para crianças e idosos. Ele explica o evento. “Esse evento reúne mestres de São Paulo, de Brasília e também da região, como Recife, Caruaru, Bezerros, tá contemplando essa atividade que a gente faz aqui. Esse momento é importante primeiro para enaltecer a cultura afro-brasileira que a gente vem não só ensinando a capoeira fisicamente, mas também a cultura da Capoeira e também para validar o treino deles todo ano e acontece essa entrega de graduação que é uma validação do treino, uma confirmação daquilo que eles fizeram durante o ano todo. Os grupos de Capoeira escolhem várias datas, vai depender do professor. Eu escolhi essa data porque é uma data que nós trabalhamos a semana inteira na questão da consciência negra. Na quarta-feira tivemos em União dos Palmares conhecendo a Serra da Barriga e toda a história de Zumbi dos Palmares e aí hoje fecha essa semana de atividade com coroação de entrega da graduação deles. A prefeitura sempre me apoia. Eu faço um trabalho também no CRAS voluntário, então a prefeitura sempre tem me atendido quando eu tenho ido atrás e tem sido parceira  dessa atividade afro brasileira e tem fortalecido muito pra que nós continuemos desenvolvendo a Capoeira com a ajuda da prefeitura também”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS