Retomado em 2021, programa reforça apoio a gestantes e crianças de 0 a 6 anos e alcança comunidades urbanas e rurais do município


A vida de muitas famílias de Gravatá mudou para melhor após o interesse da gestão municipal pela retomada das visitas do Programa do Governo Federal Criança Feliz, em 2021. Ele faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Juventude, um cuidado que o poder público local entende como primordial na primeira infância e no vínculo familiar.

O Programa Criança Feliz atende meninas e meninos de 0 a 6 anos de idade que são cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de gestantes e crianças de 0 até 3 anos que estejam cadastradas no Número de Identificação Social (NIS), ambos do Governo Federal.

O programa é realizado através de visitas domiciliares, realizadas por estudantes de pedagogia, psicologia, serviço social e direito, dando apoio às famílias, oferecendo minicursos para as mães e orientando como elas irão realizar as atividades com seus filhos.

Uma das visitadoras é Élida Janielly, que atua na área do CRAS II. “O Programa Criança Feliz é um programa do Governo Federal e ele visa justamente o desenvolvimento da criança e o fortalecimento de mim. O nosso público-alvo é formado por gestantes, crianças dos 0 aos 3 anos, e crianças também BPC, dos 0 aos 6. As visitas ocorrem de forma quinzenal, e nós levamos atividades que vão desenvolver a criança. Levamos atividades que trabalham a atenção, a coordenação motora, o fortalecimento dos laços familiares e a capacidade de cuidado através de visitas domiciliares”.

Com o sucesso das visitas domiciliares, as famílias começaram a ter confiança de permitir que a Prefeitura de Gravatá entrasse na casa delas e levasse as atividades lúdicas e instrutivas para as crianças e, com isso, houve o avanço do programa, que chegou também na Zona Rural, algo inédito no município até então.

Marília Beatriz, estudante de psicologia, é visitadora do CRAS IV do programa Criança Feliz, e ela explica: “Nós trabalhamos tanto com as pessoas que vivem na comunidade rural, quanto na urbana aqui de Gravatá. Na rural, atendemos crianças e famílias de Mandacaru, Uruçu, Caatinga Vermelha, e também na urbana, em bairros como Alpes Suíço, Santana, Salgadão, Princesa de Gales, Cruzeiro, Rua do Norte, Bairro Novo, e por aí vai. Eu me sinto muito grata por poder contribuir para ouvir o familiar da criança, a família e também em poder trazer algo melhor pra nossa cidade de Gravatá”.

Esta é a série de reportagem “Criança Feliz: Cuidando do futuro desde o começo”, produzida pela Secretaria de Comunicação Social e Imprensa, junto com a Secretaria de Assistência Social e Juventude. Na próxima matéria, o destaque será para as famílias atendidas pelo programa. Elas vão contar como o Criança Feliz tem feito diferença na rotina delas, ajudando na criação dos filhos e trazendo mais cuidado, afeto e atenção para dentro de casa.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza, Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)