Encontro reúne gestão municipal, sociedade civil e juventude para diagnóstico participativo e construção do Plano de Ação pelos Direitos da Criança e do Adolescente
A Prefeitura de Gravatá realizou o I Fórum Comunitário do Selo UNICEF 2025, etapa que marca o início da edição 2025-2028 do programa no município. O encontro, que ocorreu nesta quinta-feira (11), no auditório do IPSEG, reuniu representantes do poder público, sociedade civil organizada e jovens, promovendo um diálogo amplo sobre prioridades, desafios e estratégias para garantir os direitos de crianças e adolescentes, com foco central na equidade étnico-racial.

Durante o fórum, os participantes construíram coletivamente o diagnóstico situacional e discutiram propostas que irão compor o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes. A edição 2025-2028 do Selo UNICEF traz como temática prioritária a promoção da equidade étnico-racial, destacando ações como o enfrentamento ao racismo institucional, o fortalecimento da Busca Ativa Escolar em territórios específicos e o protagonismo juvenil por meio dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCA).

As propostas validadas no encontro integrarão o Plano Municipal para a Infância e Adolescência, etapa fundamental para o avanço das políticas públicas no município.
Para a abertura oficial do fórum, compuseram a mesa o prefeito Joselito Gomes; a secretária de Assistência Social e Juventude e presidente do COMDICA, Maria Gorete Silva, o articulador do Selo UNICEF em Gravatá, Leonardo Lima, a secretária de Saúde, Viviane Salgado Sanjurjo, a secretária de Educação, Joselma Melo, o tenente coronel Oliveira Costa comandante da 5ª CIPM, os representantes do NUCA, Emanuelle e Diego. Também estiveram presentes o mobilizador do NUCA, Sávio Lima, o mobilizador da Proteção Social e Violências, Danilo Barbosa, a mobilizadora da Questão Étnico Racial Gleizy Gueiros, a mobilizadora da Assistência Social, Michele Barbosa, Mobilizadora da Saúde e Nutrição, Iza Marisa, a mobilizadora do Meio Ambiente, Nathalia Tavares e o mobilizador da Educação, Nadjaécio Coelho, além de secretários, executivos e diretores.

Na ocasião, o prefeito Joselito Gomes sancionou a lei que estabelece o Plano Plurianual (PPA) 2026–2029.
O mobilizador do Nuca e coordenador da Casa da Juventude, Sávio Lima, falou da importância dessa mobilização: “O Fórum de hoje é um Fórum bastante importante para a juventude de Gravatá tendo em vista que o núcleo de cidadania da adolescência traz todos os direitos garantidos, e a gestão, em si, está trazendo todos esses direitos, consequentemente, está fazendo com que trata toda a importância, desde o ano de 2021. E, a partir dessa nova gestão continua todo o trabalho que vem realizando, total empenho e abrilhantando toda a cidade de Gravatá”.
A secretária de Assistência Social e Juventude, Maria Gorete Silva, destacou que: “Estamos hoje aqui reunidos para realizarmos o primeiro Fórum da conquista do Selo Unicef. Gravatá já conquistou no ano passado o Selo Unicef e vamos dar continuidade para que isso seja uma sequência de vitórias no município de Gravatá. O nosso prefeito nos incentiva, nos dá essa oportunidade junto à juventude. Estamos aqui para debatermos, para que daqui saiam propostas e que realizem e mudem a vida dos jovens na cidade, no município de Gravatá. Então isso é uma grande alegria, uma grande conquista e estamos trilhando para mais essa etapa da conquista do fórum do Selo Unicef”.
O articulador do Selo UNICEF em Gravatá, Leonardo Lima, pontuou sobre o próximo passo do município após a realização deste Fórum Comunitário: “A partir de hoje, o Selo Unicef ganha um plano. Este Fórum tem como objetivo principal ter um plano de ação para os próximos anos. Nesse plano de ação, para os jovens, para os adolescentes e para as crianças, é importante porque as ações intersetoriais e articuladas e integradas entre saúde, educação, assistência e o NUCA, todas essas ações serão desenvolvidas a partir de agora. O Fórum Comunitário é o ponto a pé, é o start das ações do Unicef aqui em Gravatá. Vem com a gente”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)