Município alcança a quarta maior evolução no IQAS após vistorias do TCE e da CPRH, com melhorias significativas em infraestrutura e operação do aterro
Após vistorias realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), nos meses de maio de 2025 e setembro de 2025, foi constatado que Gravatá ficou na quarta posição de maior melhoria do Índice de Qualidade do Aterro Sanitário (IQAS) entre todos os aterros de Pernambuco.

Foram analisadas variáveis de localização, infraestrutura disponível e aspectos operacionais.

Em maio, o índice geral foi de 49%, classificado como baixo e próximo da faixa muito baixa. Já em setembro, houve uma melhoria expressiva, com a nota alcançando 62%, aproximando-se da classificação moderada.

De setembro para cá, muitas melhorias de infraestrutura já foram implementadas, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, como a requalificação de nova portaria, reforma da balança rodoviária e sistemas de drenagem, o que certamente elevará ainda mais a qualidade do aterro na próxima avaliação, prevista para o primeiro semestre de 2026.

Outra melhoria muito significativa foi o tempo de lixo descoberto, que, em maio, era maior que 60 dias e agora está no limite aceitável de até cinco dias.

Com isso, Gravatá avança no cuidado e reforça o compromisso com o meio ambiente e a saúde pública dos moradores da cidade.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Cortesia Allan Torres
Imagens aéreas: Eliese Henrique