Parceria entre a Secretaria da Mulher e o SENAR certifica 12 mulheres em curso voltado ao atendimento e à recepção de turistas no meio rural
Doze mulheres concluíram, na sexta-feira (13) , o curso de acolhimento no meio rural promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A capacitação foi realizada no Centro de Referência da Mulher e teve como foco preparar as participantes para receber turistas em propriedades e empreendimentos da zona rural, fortalecendo o turismo local e ampliando oportunidades de geração de renda.

Durante três dias de formação, as alunas receberam orientações sobre atendimento ao público, organização dos espaços, decoração, segurança e estratégias para proporcionar uma experiência acolhedora aos visitantes. A proposta do curso é destacar a importância do turismo tanto para a cidade quanto para o meio rural, estimulando o empreendedorismo feminino e valorizando as potencialidades da região.

A Secretaria da Mulher reforçou que a iniciativa integra as ações voltadas à qualificação profissional e ao empoderamento das mulheres gravataenses, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho e incentivando o desenvolvimento do turismo rural no município.

Bruna da Silva, participante do curso de Acolhimento Rural, amou a iniciativa: “Eu amei muito participar, a professora foi incrível, eu aprendi muito com as meninas, elas me fizeram ter uma vida incrível aqui pq pra mim é a primeira vez que estou vindo aqui visitar a secretaria da mulher e foi uma honra. Estou realizando meu sonho aqui”.

Anastácia Vasconcelos, instrutora do SENAR, explicou que: “Estive aqui essa semana ministrando o treinamento da Secretaria da Mulher. Tivemos três dias de curso de camareira e três dias de curso de acolhida no meio rural que é como receber o turista no meio rural. A gente fala sobre atendimento, sobre decoração, sobre organização, sobre acesso, segurança. Então é uma forma de falar da importância do turismo tanto pra cidade quanto para o meio rural”.
Patrícia Viana, assistente social da Secretaria da Mulher, representou a secretária da pasta. “A oferta desse curso, que passamos uma semana em acontecimento, foi o curso de camareira, curso profissionalizante de todas as participantes, junto ao nosso facilitador que é o SENAR e de atendimento rural. Então, qualificamos 12 mulheres ao longo dessa semana que foi bem produtiva. E estamos de portas abertas para receber todas as mulheres que se interessem em serem qualificadas”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: José Ildo (SECOM)