Prefeito Joselito Gomes compareceu na solenidade de abertura para reafirmar os SUAS e busca alternativas para garantir os direitos dos usuários para que eles possam ser assistidos com mais dignidade
Para fortalecer a gestão democrática da política da Assistência Social de Gravatá, a Prefeitura de Gravatá por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude iniciou a 12ª Conferência Municipal da Assistência Social nesta terça-feira (11), no Hotel Portal de Gravatá.
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Joselito Gomes e da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, secretários, executivos, usuários, trabalhadores e entidades do SUAS e o vereador Cabritinha.
Para discutir o tema: “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, compareceram à mesa de abertura o prefeito Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Rita, o jovem do NUCA e protagonista das ações do Selo Unicef do município, Thiago Manuel, e a jovem do NUCA, Franciele Lara.
Na ocasião houve uma palestra com Andrew Silva que comandou a Palestra Magna. Em seguida a formação dos Grupos de Trabalho para debater os eixos de financiamento; controle social; articulação entre segmentos; serviços, programas e projetos; e benefícios e transferência de renda.
Para a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Rita, é de suma importância a realização desta conferência: “A Conferência é muito importante para todo município porque a Conferência vai muito além, é uma instância de deliberação, um espaço realmente para discutir com atores chaves porque alí a gente vai apontar os problemas e tentar solucionar”.
Já a secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, comentou que: “A 12° Conferência Municipal de Assistência Social vem para reafirmar a efetivação da Política de Assistência Social, através da resistência em defesa do SUAS. É importante conhecer a realidade em todos territórios de nossa cidade, buscando alternativas para os trabalhadores do SUAS garantirem os direitos aos usuários atendidos nas Unidades Socioassistenciais. Estamos vivenciando um crescente aumento do empobrecimento urbano mediante o enfraquecimento e desconstrução do SUAS. O desafio para cada um de nós é grande, onde juntos estamos propondo a Reconstrução do SUAS para garantia de direitos e qualidade de vida aos usuários desta Política Pública. Hoje estamos com uma plenária representativa dos segmentos de usuários, trabalhadores e entidades do SUAS e governo para juntos deliberar pelo enfrentamento das desigualdades sociais e empoderamento dos usuários”.
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes expõe sua satisfação em ver as políticas públicas avançando no município e proporcionando serviços dignos e respeitosos aos usuários: “Nada melhor do que realizar esse trabalho através de várias mãos, várias pessoas participando, discutindo, aprofundando os vários temas, colocando toda a problemática que existe e ao mesmo tempo encontrando os caminhos, encontrando as soluções e contribuindo assim para que a Assistência Social do município de Gravatá possa continuar implementando a política pública da Assistência Social trazendo e possibilitando às pessoas que diariamente buscam os serviços uma vivência mais digna e mais respeitosa. Tudo isso acontece, esse trabalho é realizado passo a passo porque temos um compromisso com as pessoas”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)