1ª Dança dos Alunos movimentou a Rede de Ensino de Gravatá e apresentou frevo e forró para ninguém botar defeito

Tags: , ,
Publicado em 27 de novembro de 2023, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Atividade foi uma parceria entre a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, e a Polícia Militar de Pernambuco, por meio do Núcleo de Prevenção e Articulação Social da 5ª CIPM

 

 

 

A cultura pernambucana é muito rica e os estudantes de Gravatá apresentaram o melhor do frevo e do forró na quadra da Escola de Referência do Ensino Médio Prof° Antônio Farias – EREMPAF, na tarde da segunda (27).

 

 

O 1º Dança dos Alunos de Gravatá, uma parceria entre a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, e a Polícia Militar de Pernambuco, por meio do Núcleo de Prevenção e Articulação Social da 5ª CIPM, mobilizou escolas municipais e estaduais da cidade, como a própria EREMPAF, a Escola da Obra de Defesa da Infância Pobre – ODIP e a Escola Monsenhor José Elias de Almeida – CAIC, e teve a participação de corpo de jurados, que avaliou as apresentações uma a uma e no final todos saíram ganhando com a atividade cultural.  

 

 

A subtenente da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar de Pernambuco – 5ª CIPM, Jeanne Maria, organizadora do evento, falou sobre o intuito da Dança dos Alunos. “Começo minha fala agradecendo ao prefeito Joselito Gomes, o apoio da EREMPAF, e o intuito do evento foi trazer a juventude para a cultura popular, essa parceria entre a população de alunos e a Polícia Militar, pois nós temos um Núcleo de Prevenção e Articulação Social na 5ª CIPM, na pessoa do tenente-coronel Moisés, então a gente faz um trabalho de polícia comunitária dentro de algumas comunidades daqui de Gravatá. Então esse é o intuito: trazer a população mais próxima da PM e o trabalho de prevenção com os alunos. A maior arma contra a violência é a prevenção e eu acho que os alunos foram parceiros nisso. Essa foi a primeira edição, de muitas que vamos fazer, se Deus quiser, aqui em Gravatá e em Recife já realizamos três”.    

 

Caio Lima, estudante da EREMPAF, apresentou um número de frevo e achou a experiência válida. “Foi muito gratificante participar, porque muitas vezes no espaço escolar nós não temos muitos lugares para apresentar, então ter um apoio desse, com a prefeitura, poder dançar junto com outras escolas e ver diferentes modos de apresentação é maravilhoso. Dá uma vontade de dançar mais. A cultura pode tirar muitos jovens que acabaram entrando em caminhos errados, então foi muito louvável. Agradeço o empenho da PM em fazer esse concurso”. 

 

Entre os jurados, estava Genivaldo Francisco, gestor do Núcleo de Atividades Culturais de Educação do Recife, que opinou: “Importantíssimo você ver a arte como meio de transformação, então promover ações como essa dentro da escola é fundamental para inclusão social dos alunos, eu acho que a gente ganha muito. A gente ganha com a cidadania, mas ganha com a valorização e o resgate da cultura popular. Então esses meninos podem viver a cultura popular e conhecer nomes, dança, arte e uma parceria da prefeitura com a Polícia Militar quebra tabus, porque a polícia tem muito o olhar da repressão e a ideia não é reprimir, é manter a segurança. Então quando a polícia se junta com a prefeitura e ela traz outras secretarias, como educação, cultura, turismo, assistência e saúde para junto a gente consegue obter o resultado que a gente viu hoje aqui, com esses meninos felizes, alegres e um município humanizado, acho que essa é a ideia”. 

 

Joselma Melo, secretária executiva de Educação, estava entre os jurados e falou sobre essa atividade. “A subtenente Jeanne nos procurou, nós participamos de uma reunião onde ela convocava todos os alunos para participarem desse momento cultural dentro da nossa cidade, com a parceria da Prefeitura de Gravatá, com a Secretaria de Educação, e nós fomos em busca deles. Eles vieram participar, contamos com a colaboração dos nossos professores, gestores, de dança também, que vieram aqui e demonstraram que nossos alunos têm talento. Eles mostraram que realmente a cultura pernambucana, a cultura gravataense está nas entranhas”.  

 

Cada escola ganhou medalha e troféu de participação. Confira todas as fotos na galeria.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS