Apresentações de dança, vídeos e de cantoras de expressividade levaram diversão e conscientização sobre respeito ao ser humano
Uma iniciativa da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Beserra, e da diretoria de Cidadania e Diversidade, levou dança, música e audiovisual para o público que esteve presente no Mercado Cultural na noite da sexta (25).
O 2º Festival de Visibilidade Lésbica de Gravatá – Elas cantam direitos atraiu grande público, que assistiu às apresentações da Escola de Ballet e Danças Fyamma Gabriella e do Movimento de Dança Wanderson José – MDWJ, de vídeos produzidos pela Secretaria de Comunicação Social e Imprensa de Gravatá, além das cantoras Andréa Damasceno, Andréa Santos, Déa Araújo, Keyla Moura, Lelêka Costa e Vika Bezerra, que encantaram o público com músicas cheias de alma.
Déa Araújo, cantora de Recife especialmente convidada para o festival, disse: “eu acredito que isso aqui deveria acontecer em outras cidades de Pernambuco, porque esse evento é maravilhoso para nós levantarmos essa bandeira, mostrar o que é respeito, o que ouvir das pessoas, é isso o que a gente tem que fazer. A Prefeitura de Gravatá está de parabéns por essa iniciativa maravilhosa”.
Lully Queiroz (à esquerda), cantora, veio da capital de Pernambuco com a esposa, Rose Alves, supervisora, para prestigiar o evento. “Pelo que estou vendo aqui a iniciativa foi maravilhosa, tendo em vista que no Recife já rola e aqui a gente tem que fortalecer. Queria agradecer a galera aqui da Prefeitura de Gravatá, por ter convidado essas artistas maravilhosas, fazer essa festa, valorizar. Direito a gente já tem, agora a gente vai correr atrás para chegar mais para gente poder adquiri-los através de festas como essas, da visibilidade lésbica. Eu e Rose somos casadas, há dois anos, ela trabalha, eu trabalho com a música, a gente vai vivendo a vida e pedindo às autoridades que nos respeitem, a gente já tem direito, mas tem que prevalecer na cabeça de cada um”.
Ester Gomes, secretária da Mulher de Gravatá, falou que “esse festival consolida a política LGBT. É gestão pública municipal afirmando e reafirmando o compromisso com uma política tão importante, tão necessária. Uma noite de festa, de alegria e que nos deixa na plenitude da felicidade, quando a gente vê sobretudo as representações, como a presença do Movimento Arco-Íris da Serra, estamos aqui com artistas, amigos, com toda uma gama de pessoas que vêm para se divertir e prestigiar essa quantidade de cantoras maravilhosas e sobretudo para a gente reafirmar o compromisso com essa política”.
O prefeito Joselito Gomes e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, deram uma palhinha para o público. O gestor considera que o respeito pelo ser humano deve existir acima de tudo. “A Secretaria da Mulher do nosso município, com a secretária Ester e toda sua equipe, sempre realizando o trabalho com muita responsabilidade, foco e dando uma atenção a esse segmento, pois é um trabalho marcado pela inclusão, de modo que todos e todas estejam envolvidos. Esse caminho é construído através do acolhimento, da escuta, do diálogo, do compromisso que devemos ter diariamente com o ser humano. Um evento que é plural e que é marcado pela diversidade, há necessidade constante pelo respeito ao outro, ao diferente, trazendo em tudo a marca do amor, porque o compromisso é com as pessoas”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza (SECOM)