Bonecos gigantes, Orquestra Popular de Gravatá, três trios elétricos puxados por Pikape Turbinada, Moura Rossi e Nanara Bello, e mar de foliões marcaram desfile que homenageou o ex-prefeito e ex-vereador da cidade, Luiz Prequé
A 35ª edição do bloco “Ki Língua é Essa” tomou as ruas do centro de Gravatá na noite da sexta (07) e mostrou mais uma vez que é um dos blocos de Carnaval mais queridos da cidade.
Os foliões gravataenses pularam e cantaram muito junto a Orquestra Popular de Gravatá, no chão, e nos trios junto a Pikape Turbinada, Moura Rossi e Nanara Bello todos os ritmos que são celebrados no período carnavalesco.
De Feira Nova, município localizado na mesorregião do Agreste pernambucano e na microrregião do médio Capibaribe, um grupo de burrinhas que já existe há 20 anos prestigiou a passagem do bloco Ki Língua é Essa de Gravatá.
Este ano, o homenageado foi o ex-prefeito e ex-vereador, Luiz Prequé, um dos fundadores do bloco, como explica Kiko Neto, integrante da diretoria do Ki Língua é Essa. “O bloco vem às ruas esse ano, no seu ano 35, e ele vem com homenagem especial, que é o nosso querido folião Luiz Prequé. Muitas pessoas, quando viram a nossa camisa desse ano, imaginaram que as camisas foram feitas dessa forma por conta do acontecido, mas isso já é uma homenagem programada, a gente saiu do padrão das camisas dos anos anteriores para homenagear Prequé em vida. Infelizmente, o senhor do destino antecipou todo o processo, a gente precisou adiar o bloco, mas a gente está aqui sete dias depois, nas ruas, celebrando o carnaval e celebrando a memória do grande Folião Luiz Prequé, fundador e amante do bloco Ki Língua é Essa e o bloco vem às ruas trazendo a sua alegria de sempre, a sua irreverência de sempre e a sua tradição. Aproveito também para agradecer o apoio da Prefeitura Municipal, parceira de longas datas, que nunca deixou essa tradição cair. E mesmo no pós-carnaval está aqui conosco, e nós estamos juntos com o povo, com o folião na rua, prestando essa homenagem a Luiz Prequé”.
Para Marllon Lima, secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, a cidade é agradável porque sabe atender todos os públicos. “Carnaval de Gravatá sempre muito animado, sempre muito família, as pessoas vêm pra cá pra descansar, para curtir, para ir pra folia, para ir nos restaurantes, para descansar nos hotéis, então agrada todo mundo. A gente tem essa tradição de ser uma cidade hospitaleira e no Carnaval não poderia ser diferente. Então, hoje a gente está no bloco ‘Ki Língua é Essa’, que é sucesso, amanhã a gente tem o Tardes no Polo, Revivendo o Carnaval, domingo ainda tem bloco do Lucas, Os Destruidores, Os Inconformados. Então, ainda tem muita coisa pra acontecer em Gravatá. E já lembrando, a Semana Santa de Gravatá vem com tudo, a gente aguarda você aqui em Gravatá”.
O prefeito Joselito Gomes, acompanhado da primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos, Viviane Facundes, prestigiou o bloco. “O Carnaval de Gravatá continua sua programação. Hoje, com o bloco tradicional ‘Ki Língua é Essa’, já está na rua tomando conta aqui das ruas de Gravatá e também hoje à noite saem do outro bloco, Pirata, e é assim que o gravataense faz carnaval: vindo pra rua, participando, se alegrando, muita animação, é só dar uma olhada aí na quantidade de pessoas que estão aqui, circulando. Gravataenses, visitantes, pessoas que aqui tem a sua segunda residência, participando conosco. Tudo isso faz bem a economia do nosso município e é dessa forma que grandes e bons eventos acontecem em Gravatá”.
O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, e do Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe, da EMPETUR e de policiais militares da 5ª CIPM. Além disso, a segurança dos foliões também foi garantida pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, por meio da Guarda Civil Municipal de Gravatá e do Departamento de Trânsito (DMGTTRANS), além da Secretaria de Saúde, por meio do SAMU. O Corpo de Bombeiros Civil também deu apoio ao bloco.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)
Imagens aéreas: Eliese Henrique