Encontro discutiu oportunidades de mercado, inovação e fortalecimento do Polo Moveleiro local
Gravatá recebeu, na quarta (22), a 3ª reunião entre a Câmara Setorial Moveleira de Pernambuco e produtores de móveis do município. O encontro aconteceu no auditório do Hotel Porto da Serra e contou com a presença do prefeito em exercício, João Paulo de Lemos, do vereador Antônio da Limeira, além de secretários e representantes da administração pública municipal. O evento, intermediado pela Secretaria de Indústria e Comércio, teve como objetivo ampliar o diálogo entre o poder público, o setor moveleiro e instituições parceiras.
Durante a reunião, o diretor executivo de marketplace do MAGALU, Ricardo Garrido, apresentou uma proposta inovadora para que os móveis e artesanatos gravataenses possam ser comercializados na plataforma digital da empresa, e, assim, abrir novas possibilidades de mercado para os produtores locais. Também participaram como palestrantes Carlos Ramalho, representante da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE); Davi Cavalcanti, advogado especialista que abordou a reforma tributária; Guilherme Brito, presidente do SINDMÓVEIS-PE e da Câmara Setorial Moveleira de Pernambuco; Catharina Macedo, consultora do SEBRAE; e representantes da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE-PE).
Reconhecido nacionalmente pela qualidade de sua produção, o Polo Moveleiro de Gravatá é referência na fabricação de móveis rústicos e artesanatos de diversos tipos que unem tradição e criatividade. A atividade moveleira é uma das principais fontes de renda e geração de empregos da cidade, uma verdadeira mola propulsora do desenvolvimento econômico e do turismo regional.
Segundo Ricardo Garrido, do MAGALU, a iniciativa tem como meta “dar visibilidade nacional ao talento e à qualidade dos produtos fabricados em Gravatá, colocando os artesãos e moveleiros locais em contato direto com consumidores de todo o país por meio do comércio digital”.
Para Guilherme Brito, presidente do SINDMÓVEIS-PE, “essa aproximação entre o setor produtivo e grandes plataformas representa um avanço importante para o polo moveleiro, que ganha novas oportunidades de expansão e fortalecimento da sua marca no mercado nacional”.
O prefeito em exercício, João Paulo de Lemos, destacou a relevância da reunião para o município. “Gravatá tem um patrimônio valioso no seu polo moveleiro, formado por profissionais talentosos e dedicados. Nosso papel é apoiar e incentivar iniciativas que ampliem a visibilidade e a competitividade desse setor tão importante para a economia local”, afirmou.
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Nilson Silva (SECOM)