Cerimônia aconteceu na manhã da segunda (19), na Praça João Prudente de Santana, com juramento à bandeira
A semana em Gravatá começou com a realização de cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) aos reservistas do município, na manhã da segunda (19), na Praça João Prudente de Santana, atrás da prefeitura, com a presença dos jovens e de autoridades do Poder Executivo.
A cerimônia teve a participação do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, da chefe de gabinete, Liliane Costa, de Marlene Lourenço, secretária da Junta Militar de Gravatá, e do comandante da Guarda Civil Municipal, André Paiva.
Henrique Daniel, estudante de 17 anos, falou o que representa esse ato. “Esse momento significa um momento muito bom porque representa uma fase da minha vida. Eu sempre tive um sonho desde a infância de honrar a pátria e agora eu vou estudar, porque meu sonho agora é ser sargento. Ser uma pessoa melhor na minha vida, representa como eu devo servir a Pátria e o meu país. Exatamente isso que eu queria”.
Marlene Lourenço, secretária da Junta Militar de Gravatá, citou os benefícios deste documento. “Há dois meses atrás, nós fizemos uma solenidade com os jovens gravataenses, da classe de 2007, que é a classe que está se alistando até 30 de junho. E aqui também deixo um lembrete para os jovens gravataenses. Quem ainda não se alistou pode fazer pelo site ou presencial. Nós estamos à disposição, temos equipamento e disponibilidade de computador para o alistamento online aos jovens gravataenses. A importância da dispensa, aqui é município não tributário, porque a gente aqui não disponibiliza de um tiro de guerra e de quartel, mas a importância do certificado de dispensa de cooperação para esses jovens é questão de faculdade que está sempre exigindo, trabalho, se você não tiver a sua certificação de dispensa militar, você não tira o passaporte. Então são infinidades de documentos e de benefícios que essa dispensa de incorporação traz aos jovens gravataenses”.
O prefeito Joselito Gomes considerou que “52 jovens receberam hoje esse certificado de dispensa da incorporação. É um momento especial para eles, que no dia a dia vão acompanhando cada fase da vida, um documento importante, pois será necessário ao longo da vida, em determinadas situações apresentar. E assim sendo, estão exercendo esse dever cívico. Eu parabenizo a todos e que no dia a dia da existência estejam progredindo no ponto de vista profissional, educacional e também humano. Parabéns!”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)